Abec

Abec


     

Fui dormir

Esta dissertação está estreitamente ligada à linha de Pesquisa "A Universidade e a Formação do Ensino Fundamental e Médio". Este trabalho tem como objetivo central o "conflito", o "drama" e a resistência vivenciados pelos professores de 1ª a 4ª série da rede Municipal de Ensino, ocasionado pela implantação de uma proposta de trabalho numa perspectiva construtivista, imposta pelos dirigentes da Secretaria Municipal de Educação nas Escolas Municipais de Pirapora-MG. Processo de investigação que aponta e explicita como esta implantação se deu, as pressões, o cerceamento de políticas pedagógicas utilizadas pelos professores tais como: o uso dos métodos tradicionais, a cartilha e outros instrumentos metodológicos em contraposição aos fundamentos da teoria construtivista. Por fim, esse estudo constatou que o maior desafio do professor ainda eé superar o conflito pessoal frente às investigações dos modismos tão presentes na educação do país.

Palavras-chave: resistência, formação de professores, conflito teoria-prática, métodos educacionais.

Nome do Autor: SILVA, Marcio Antonio
Nome do Orientador: Augusto João Crema Novaski
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Construtivismo
Referência:

SILVA, Marcio Antonio. Fui dormir "tradicional" e acordei "construtivista". Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1998. (Dissertação de Mestrado).