Abec
Abec
Construtivismo : solução para questões pedagógicas? : um estudo de materias publicadas em periodicos educacionais brasileiro - (1985/1995).
A pesquisa consiste no rastreamento e análise de artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros, que abordam a relação educação escolar/construtivismo no trato de questões pedagógicas, com vistas a contribuir para uma compreensão crítica e consistente da "onda construtivista" na educação escolar brasileira. A partir de uma amostra de artigos, selecionados para análise, são discutidas teses e concepções de construtivisamo, e tecidas considerações osbre suas contribuições ou limites para o trato de questões pedagógicas. O capítulo I apresenta reflexões sobre aspectos da organização do trabalho pedagógico, no esforço de se compreender o âmbito mais amplo no qual se insere a relação construtivismo-educação escolar. O capítulo II expõe e analisa criticamente uma amostra de artigos, selecionados dentre os que abordam a relação construtivismo-educação escolar. Discute como os autores defendem ou criticam o construtivismo enquanto possibilidade ou não de solução para questões pedagógicas. E, ainda, como analisam o que se concebe por construtivismo e suas implicações/aplicações pedagógicas. A conclusão a que se chega, a partir dos artigos selecionados para análise, confirma a hipótese de partida: em lugar da genérica denominação "construtivismo", exitem, de fato, "construtivismos" que, quando tomados como referencial teórico para o trato de questões pedagógicas, resultam em implicações/aplicações pedagógicas diferenciadas.
Nome do Autor: Maria Lucia KitagawaNome do Orientador: Nereide Saviani
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: KITAGAWA, Maria Lucia. Construtivismo : solução para questões pedagógicas? : um estudo de materias publicadas em periodicos educacionais brasileiro - (1985/1995). 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.