Abec

Abec


     

O processo de aprendizagem e seus desvios na perspectiva piagetiana : uma análise psicopedagogica.

O presente estudo consiste em um trabalho de pesquisa realizado na escola municipal do bairro Pacaembu, na cidade de Uberlândia-MG. Os objetivos foram detectar os intervenientes sociais a propósito da "não-aprendizagem", assim como identificar as representações de alunos considerados como problema de aprendizagem (P.A), acerca de sua própria condição; e ainda, analisar as implicações dessa condição nas interações com os pares, pais e professores. considera-se que um maior conhecimento sobre a realidade dos alunos, poderá contribuir para o seu desenvolvimento restituindo-lhes a capacidade de aprender. Pata tanto foram entrevistados oito alunos P. A., seus pais e seus professores. Todos os alunos cursavam a primeira série e tinham, no mínimo, dois anos de repetência. O modelo de entrevista utilizado foi o semi-estruturado, conforme a orientação do método clínico, e seu roteiro contemplava questões referentes a família, a escola, ao ensio regular, ao Ensino Alternativo e aos tipos de interações estabelecidas pelo sujeito P. A. O conteúdo das entrevistas foi analisado com base nos objetivos propostos, na problematização do tema e à luz dos princípios psicogenéticos de Jean Piaget, que subsidiaram teoricamente o estudo. As constatações sugerem que a construção das representações de alunos P. A. acerca de sua própria condição, assim como as possibilidades de superação, estão vinculadas as interações que o mesmo estabelece, pois suas estruturas não são estáticas, mas passíveis de modificações qualitativas. Para tanto, faz-se necessário conhecimento e competência do mediador em propiciar conflitos cognitivos. 

Nome do Autor: MIRANDA, Maria Irene
Nome do Orientador: Regina Celia de Santis Feltran
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

MIRANDA, Maria Irene. O processo de aprendizagem e seus desvios na perspectiva piagetiana: uma análise psicopedagogica. Uberlândia: PG em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 1998. (Dissertação de Mestrado).