Abec

Abec


     

Avaliação no Ciclo Básico: concepções, práticas e dificuldades

O presente trabalho objetivou identificar e compreeender concepções e práticas avaliativas no Ciclo Básico, interpretar os significados encontrados à luz de teorias recentes que buscam definir uma nova função para a avaliação da aprendizagem, além de identificar e discutir com professores os problemas acerca do tema e buscar uma forma para reflexão constante a respeito da prática educativa (caminhos para formação continuada de forma cooperativa). O estudo, de natureza qualitativa, realizou-se num escola pública da rede estadual de ensino de Rio Claro/SP. Atuaram como sujeito quatro professoras (duas de CBI e duas de CBC) as quais submeteram-se à entrevistas que ocorreram no começo e no final do ano, à observação de suas práticas em sala de aula e ao acompanhamento de seus desempenhos nos Horários de Trabalho Pedagógico, sendo que cinco dos encontros HTP transformaram-se, por proposta da autora, em momentos de discussões que foram denominadas "situações provocativas". Coletaram-se dados em fichas descritivas e trabalhos dos alunos. A analise dos dados revelou que o que determina as bases de avaliação das docentes é a formação (na escola através de experiência prática) da professora, seus valores e concepções de mundo, de educação, de ensino e aprendizagem. A autora concluiu que a avaliação não mudou significativamente com a implantação do ensino em ciclos, pois, sem revisão e reflexão dos conceitos não há efetivação de nenhuma proposta prática, e que faz-se necessário um maior investimento na formação continuada dos docentes, para que ocorra uma mudança.

Nome do Autor: Claudia Cristina Fiorio Guilherme
Nome do Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUILHERME, Claudia Cristina Fiorio. Avaliação no Ciclo Básico: concepções, práticas e dificuldades. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1998.