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A produção de texto em um contexto de escola pública
O trabalho teve por objetivo examinar, descrever e analisar a produção de texto no cotidiano das salas de aula, todas do primeiro ano do segundo ciclo, de dez escolas públicas estaduais da periferia de Uberlândia. A autora, em seu estudo, caracterizou os aspectos lingüísticos, pedagógicos, psicológicos, sociais e sociolinguísticos implícitos no processo da produção de texto. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras e sessenta alunos. Essa escolha se justifica pelo fato da autora considerar os alunos ativos em seu processo cognitivo, e, sendo assim, a presença e a intervenção da professora é de fundamental importância nesse processo. Os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas com professores e alunos, observações em sala de aula e análise dos textos produzidos pelos alunos. O tratamento desses dados incluiu a classificação e análise dos conteúdos das entrevistas com professoras e alunos, uma análise lingüística dos textos produzidos pelos alunos e uma análise quantitativa e descritiva das condições de produção de texto observadas em sala de aula. É importante salientar que a autora atribuiu importância aos conhecimentos prévios socioculturais dos alunos. Segundo ela esses conhecimentos refletem as condições que os sujeitos vivem, e sendo assim, devem ser tratados pelos professores como parte de uma cultura. Além disso, Rizzoto em seu trabalho considera que para as séries iniciais a coesão e a coerência são os aspectos mais importantes de serem avaliados pelos professores. Segundo ela, a correção sistemática dos erros ortográficos podem comprometer a produção textual do indivíduo no decorrer de sua vida estudantil, pois nesse tipo de correção os erros são muito destacados e acabam inibindo o aluno no processo de produção textual. Assim, a autora procurou conhecer as concepções de produção de texto das professoras e dos alunos, os objetivos e critérios de avaliação utilizados pelas professoras (a autora acredita que os procedimentos da professora refletem diretamente na produção de texto do aluno) com a finalidade de conhecer como é a prática das professoras e como é a produção textual dos alunos. A análise dos dados coletados levaram a autora a concluir que apesar dos textos dos alunos possuírem unidade de sentido, obtida através de vários mecanismos e recursos de coesão e coerência, as professoras possuem uma concepção de que a produção de texto é uma atividade essencialmente de escrita ampliada pela relação oralidade-escrita e os alunos possuem a concepção de que a produção de texto é uma atividade de ensino-aprendizagem, ou seja, essa possui a função básica que é a de ensinar a ler e a escrever. Assim, para a autora essas concepções acarretam numa atividade de produção de texto fragmentada e limitada principalmente aos aspectos lingüísticos e pedagógicos.
Nome do Autor: Denize Donizete Campos RizzottoNome do Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RIZZOTTO, Denize Donizete Campos. A produção de texto em um contexto de escola pública. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 1997.