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Leitura, formação de leitores e Estado: concepções e ações ao longo da trajetória do Ministério da Educação 1930 - 1994

Assuntos: Brasil. Ministerio da Educação Historia. Educação e Estado Brasil Historia. Leitura - Historia

A questão que da origem a esta investigacao se refere a pratica de leitura na sociedade brasileira como um privilegio. Num pais em que os problemas de insercao no universo cultural letrado e de formacao de leitores remetem ao modelo de colonizacao e desenvolvimento socio-economico, a promocao da leitura, enquanto problematica relacionada a grandes parcelas da populacao, e uma questao recente e decorre do fato de que a ampliacao do acesso a escola nao implicou, como se poderia supor no aumento do publico leitor numa proporcao equivalente . Em meio a diversidade de enfoques possiveis para o tratamento da questao, esta pesquisa busca elucidar o processo de intervencao do Estado nesse campo, por meio da politica educacional. Assim, esta investigacao tem por objetivo analisar, na trajetoria do Ministerio da Educacao, no periodo de 1930 a 1994, como a leitura e a formacao de leitores tem se situado nos registros oficiais e quais conecpcoes vem orientando suas acoes nesse campo. O que se ve delinear a partir dessa analise , ao contrario da hipotese da ausencia, e a existencia, tanto nos periodos em que vigora o regime autocratico quanto democratico de governo, de um mesmo modelo de formulacao politica, marcada pela sucessao de atos governamentais de criacao, redirecionamento, extincao e recriacao de estruturas administrativas que vem ao longo do tempo se ocupando basicamente da mera distribuicao de livros, sobretudo do segmento de didaticos que, por suas proprias funcoes especificas, apresenta limitaoces ao processo de formacao do leitor. Por se tratar antes de uma politica do livro do que de democratizacao da leitura, essa forma de intervencao contribui para perpetuar uma situacao de exclusao e precario dominio do universo cultural letrado, e gera consequencias negativas do ponto de vista da insercao e mobilizacao social e da participacao politica.
Na ausencia de demandas sociais significativas , as politicas para a area atendem a continuar sendo formuladas sem um planejamento para longo prazo, segundo os valores e concepcoes proprios de cada administracao, como politicas de governo e nao uma politica de Estado.

Nome do Autor: Cinara Dias Custódio
Nome do Orientador: Maria do Carmo Lacerda Peixoto
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2000
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CUSTÓDIO, Cinara Dias. Leitura, formação de leitores e Estado: concepções e ações ao longo da trajetória do Ministério da Educação 1930 - 1994. 2000. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000.