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Os trajetos do imaginário e ao alfabetização de adultos.

O trabalho pretende dar uma contribuição ao pensar sobre a alfabetização de adultos, através d viés do Imaginário. Partindo das dificuldades apresentadas pelos educandos adultos em processo de alfabetização, e de observações da pesquisadora quanto às representações dos alunos em relação ao conhecimento da língua escrita, o estudo do imaginário tenta apresentar um novo olhar sobre esse campo da pedagogia. Através do autor Gilbert Durand, realizou-se uma leitura acerca das representações de um grupo de adultos analfabetos, cujos significados sobre o processo de alfabetização os remetem a uma luta dualist, do bem contra o mal, da luz contra às trevas, do "saber" contra o "não-saber"; através de uma transcendência estática ou por uma conquista através do tempo. Através de Duborgel, é analisado o uso de imagens na escola, as quais são substituídas também por textos semelhantes, formando uma série de dispositivos de domesticação do imaginário, empobrecendo-o, contruindo uma pedagogia social da observação e da razão. O trabalho conclui que o processo de alfabetização é um embate entre significados, por uma lado, aqueles marcados pela eficácia do escrito, dada pelo caráter funcional legitimado na sociedade; por outro, pelas possibilidades de expandir o imaginário sobre a leitura e escrita.

Nome do Autor: COMERLATO, Denise Maria
Nome do Orientador: Marisa Faermann Eizirik
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização de Adultos
Referência:

COMERLATO, Denise Maria. Os trajetos do imaginário e ao alfabetização de adultos. Caxias do Sul: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994. 158p. (Dissertação de Mestrado).