Era uma vez um ano de Pacto

Contação de histórias encerra o seminário de avaliação do PNAIC


     

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2013, 16:21:00

O encerramento do Semin√°rio Final PNAIC aconteceu na tarde da quarta-feira, 4 de dezembro, no CAD I, UFMG, com a apresenta√ß√£o das professoras que participaram da oficina de ‚ÄėCantiga de roda e hist√≥rias‚Äô ministrada pela contadora de hist√≥rias Norma Salles. Ela relata: ‚ÄúHoje eu ia contar as hist√≥rias sozinha, mas me veio a ideia de chamar as meninas para o palco comigo. Quando eu cheguei, elas aceitaram o convite e foi maravilhoso‚ÄĚ. Animando o audit√≥rio, elas entoaram cantigas antigas como Escravos de J√≥ e contaram diversas hist√≥rias, como a de Jo√£o Jil√≥.

Norma, integrante do grupo Conta e Encanta, ficou muito feliz com a rea√ß√£o do audit√≥rio: ‚Äútodo mundo se animou, cantou junto, parecia outro mundo‚ÄĚ. Ela conta que h√° 19 anos faz conta√ß√£o de hist√≥rias, of√≠cio que conheceu em uma oficina quando trabalhava na Secretaria de Educa√ß√£o.

Se antigamente havia o velho contador de hist√≥rias, que ensinava sobre a vida para um monte de crian√ßas atentas, Norma diz que essa plat√©ia agora est√° nas escolas. Por isso, √© importante o professor ser um contador de hist√≥rias. ‚ÄúAs pessoas param para ouvir as hist√≥rias porque √© o nosso caminhar no mundo que est√° sendo contado ali. O her√≥i do conto vai mostrando o que n√≥s dever√≠amos fazer com a nossa trajet√≥ria. O professor tem que ser sens√≠vel √† arte, pois a arte transforma o mundo e ensina valores que hoje est√£o perdidos‚ÄĚ.

Para Luciene, de Itaguara - MG, que trabalha na alfabetiza√ß√£o h√° 15 anos, esse √ļltimo encontro do Pnaic foi proveitoso porque trouxe as pr√°ticas do dia a dia do professor e valorizou o que ele j√° tem feito. Ela gostou bastante do encerramento, que ‚Äúresgatou a quest√£o da cultura de um jeito diferente e nos tornou crian√ßa de novo‚ÄĚ. Para Luciene, √© importante levar essa li√ß√£o para a sala de aula, porque √†s vezes o trabalho fica muito √°rduo e esses momentos l√ļdicos possibilitam √† crian√ßa um aprendizado mais significativo.