Projeto Alfaletrar ganha plataforma online

O site é uma iniciativa do Cenpec em parceria com a professora emérita da UFMG Magda Soares

Geral ‚ÄĘ Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 11:27:00

Com in√≠cio em 2007 em Lagoa Santa (MG), o projeto Alfaletrar, idealizado pela professora em√©rita da UFMG Magda Soares, agora tem uma plataforma online. O site √© uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o, Cultura e A√ß√£o Comunit√°ria (Cenpec) em parceria com a educadora, com a colabora√ß√£o da rede municipal de Lagoa Santa. A plataforma ter√° como conte√ļdo, ainda em desenvolvimento, divulga√ß√£o de a√ß√Ķes e materias, cursos online, al√©m da iniciativa Alfaletrar em sua rede, que oferecer√° subs√≠dios aos munic√≠pios interessados em adotar a metolodiga do projeto. J√° h√° no site uma se√ß√£o com discuss√Ķes, sugest√Ķes de atividades e jogos sobre alfabetiza√ß√£o e letramento: http://alfaletrar.org.br/aprendizagem-inicial-da-escrita#apresentacao.

O projeto em Lagoa Santa come√ßou com a cria√ß√£o do N√ļcleo de Alfabetiza√ß√£o e Letramento pela professora em√©rita da UFMG em parceria com t√©cnicos e professores da rede municipal, da Educa√ß√£o Infantil ao 5¬ļ ano do Ensino Fundamental. O n√ļcleo realiza reuni√Ķes semanais coordenadas por Magda com professoras representantes de cada escola, para refletir sobre suas pr√°ticas e estabelecer metas espec√≠ficas para cada ano escolar, construindo um curr√≠culo para a rede municipal de Lagoa Santa. As professoras representantes organizam reuni√Ķes em suas escolas a partir disso, levando e ampliando as discuss√Ķes, formando uma cadeia que abrange a rede inteira.

Para conhecer mais sobre a proposta do Alfaletrar e acompanhar suas novidades, acesse: www.alfaletrar.org.br

O Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educa√ß√£o, Cultura e A√ß√£o Comunit√°ria (Cenpec), com sede em S√£o Paulo, fundado em 1987, √© uma organiza√ß√£o da sociedade civil sem fins lucrativos, que faz parceria com escolas p√ļblicas, espa√ßos educativos de car√°ter p√ļblico e inicativas que visam o enfrentamento √†s desigualdades. A organiza√ß√£o desenvolve projetos, pesquisas e metodologias voltadas √† melhoria da qualidade da educa√ß√£o p√ļblica.

Saiba mais sobre o Cenpec em: www.cenpec.org.br