15ª ANPEd Sudeste promove Sessão de Homenagem à Magda Soares na FaE-UFMG

A mesa foi coordenada pela professora do Ceale Francisca Maciel e contou com participação de resenhistas da Education Review

Acontece • Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022, 12:17:00

Nesta sexta-feira (02), a 15ª Reunião Regional ANPED Sudeste promoveu a Sessão de Homenagem da revista Education Review à professora Magda Soares, pela obra “Linguagem e escola: uma perspectiva social”. O evento teve início às 9h no auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG, e ocorreu em formato híbrido semipresencial.

A homenagem foi coordenada pela professora da FaE-UFMG e pesquisadora do Ceale Francisca Maciel e contou com a participação de Geovana Lunardi, presidente da ANPEd, a qual se manifestou em nome da diretoria da Associação. “É muito emblemático que nesse ano nós possamos encerrar esse conjunto de homenagens com a professora Magda Soares, considerando tudo o que ela representa para o campo da educação brasileira e com toda a força e potência do seu trabalho”, disse Geovana.

Em seguida, as professoras e resenhistas da revista Education Review Cecília Maria Goulart (UFF) e Maria do Socorro Alencar (UFSJ) proferiram suas resenhas em homenagem ao livro “Linguagem e escola”, de Magda Soares. A professora Cecília iniciou as leituras, apontando a importância da obra para a compreensão do problema do ensino da língua portuguesa aos alunos provenientes das camadas populares.

Logo após, a professora Maria do Socorro evidenciou o quanto a obra de Magda Soares a instigou a repensar sua prática. “Foi sob a perspectiva social apontada por Magda Soares, que comecei a perceber que alfabetizar era muito mais do que dominar as técnicas de um determinado método que eu havia aprendido no curso de pedagogia”, pontuou a professora.

O evento finalizou a homenagem com uma retrospectiva da trajetória acadêmica de Magda Soares, realizada pela professora Francisca Maciel.

Assista aqui à sessão.