30 anos de EJA na UFMG

Comemoração reuniu estudantes, monitores, coordenadores e outros participantes, de hoje e do passado, em seminário realizado na FaE

Acontece • Quarta-feira, 18 de Maio de 2016, 19:16:00

Na semana passada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na UFMG completou três décadas de existência. A data foi celebrada com a realização do III Seminário Universidade e Educação de Jovens e Adultos - 30 anos de Eja na UFMG: sujeitos e suas perspectivas. O evento reuniu estudantes e ex-estudantes, monitores e ex-monitores, coordenadores e ex-coordenadores, além de familiares, representantes de órgãos e unidades da UFMG e vários outros sujeitos que constituem essa história.

Na conferência de abertura do evento, na segunda-feira (16), o convidado foi o professor emérito da Faculdade de Educação (FaE) Miguel Arroyo Gonzalez. Na terça-feira, foi a vez de estudantes e ex-estudantes darem depoimentos e refletirem sobre suas trajetórias (confira cobertura do segundo dia). O terceiro dia do evento foi o momento dedicado aos relatos de experiências de cinco ex-monitores do programa. Na quinta-feira, o seminário recebeu o debate do Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que convidou a professora Denise Araújo, do Centro Pedagógico, e o professor Leôncio Soares, da FaE. No último dia, a homenagem "30 anos de EJA na UFMG: 30 estudantes em cena" encerrou a programação. Confira na galeria abaixo a cobertura fotográfica realizada pela monitora do Proef-2 Luciana Gontijo.

Um Programa em três etapas

A primeira etapa da EJA na UFMG, voltada para a alfabetização, é coordenada pelo Ceale, com aulas na FaE. O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento (Proef-1) equivale ao ensino do 1º ao 5º ano. Após a conclusão dessa etapa, o aluno pode continuar seus estudos no Proef-2 (6º ao 9º ano), coordenado pelo Centro Pedagógico, e no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA), coordenado pelo Colégio Técnico. Os três projetos compõem o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG.