90 anos de Magda Soares: O que é letramento

Em 1997, a professora Magda participou de um Ceale Debate em que falou sobre assunto do qual se tornou referência nacional


     

Geral • Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022, 13:21:00

Em 1997, a professora Magda Soares ministrou um Ceale Debate com o tema “O que é Letramento?”, propondo uma discussão sobre a prática do alfabetizar letrando, conceito central em suas obras e sobre o qual se tornou umas das maiores referências no país.
Para ela, o termo “alfabetização” diz respeito à aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico e das convenções para seu uso. No entanto, em prol do ensino e da aprendizagem da língua escrita, também é necessário considerar a introdução da criança à cultura do escrito. Por isso, o termo “letramento” surgiu associado à alfabetização, para integrar o vocabulário dos professores brasileiros a partir do fim do século XX. Segundo Magda, o ideal seria a prática do alfabetizar letrando, o que ela chama de “alfaletrar”, ou seja, ensinar a ler e a escrever sem perder de vista o contexto das práticas sociais de leitura e da escrita e sua aplicação no dia a dia.
 
Em nosso Glossário você encontra as definições de "alfabetização" e "letramento", em verbetes escritos pela própria Magda.
 
Assista aqui ao Ceale Debate de 1997, em que Magda fala sobre o letramento.