A Chapeuzinho das ilhas

Grupo da UFMG promove a leitura literária em São Tomé e Príncipe


     

Letra A • Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 18:07:00

Por Natália Vieira

“Pela estrada afora, eu vou bem sozinha, levar carambola para a vovozinha. Ela mora longe, o caminho é deserto e o cachorro preto mora aqui por perto”. Soa familiar? É a canção da Chapeuzinho Vermelho, mas a Chapeuzinho das ilhas de São Tomé e Príncipe – país que fica na costa africana ocidental e foi colônia de Portugal até 1975. Recontar esse clássico da literatura infantil foi uma das atividades realizadas por intercambistas do projeto “Formação de Professores Brasileiros e Santomenses quanto ao aprendizado inicial da Língua Portuguesa pelas crianças santomenses”, parceria entre a UFMG e a Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, por meio do programa Pró-Mobilidade Capes/AULP.

O grupo, ao chegar a São Tomé e Príncipe, entregou uma doação de cerca de 500 livros e participou da inauguração da seção infantil da Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe. Logo em seguida, os intercambistas perceberam que os professores não viam sentido em uma leitura que não viesse seguida de uma atividade pedagógica. Então investiram na formação para o trabalho com a literatura infantil, levando à biblioteca alunos das escolas.

Incorporar elementos da cultura santomense ao conto de Chapeuzinho Vermelho partiu de uma preocupação em apresentar histórias que fizessem sentido para o contexto no qual o grupo estava. “Os alunos falaram que tinham gostado porque se identificavam muito mais com a Chapeuzinho que tinha os traços da cultura santomense do que com a Chapeuzinho europeia dos livros infantis”, conta uma das discentes do grupo, Bianca Ceres da Silva.

No final do intercâmbio de dois meses, o foco na literatura infantil havia sido tão bem-sucedido que a biblioteca, que não funcionava aos finais de semana, passou a ser aberta todos os dias.