A poesia da água
Atividades interdisciplinares destacam a importância da preservação dos recursos hídricos
Letra A • Terça-feira, 22 de Dezembro de 2015, 16:25:00
Por Amanda Lira
“Tia, eu preciso tomar essa água toda para encher a minha garrafinha”. Essa foi a reação de um dos alunos da professora Cleidneia Fernandes, após aprenderem sobre a preservação da água. O conteúdo foi trabalhado em uma sequência didática que envolvia música, teatro, lendas, fantoches, jogos e filmes. Após as atividades, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal José Maria Alkmim, em Inhaúma (MG), fizeram a apresentação de um sarau poético.
Para despertar o interesse dos alunos e motivar as crianças com dificuldade na alfabetização, Cleidneia se valeu de diversos meios. A princípio, a professora fez uma breve discussão com os alunos acerca da preservação da água. Em seguida, durante um período de dez dias, a professora trabalhou em sala de aula com textos relacionados ao tema, como “A lenda das águas” e a história do Curupira, com fantoches para encenação de peças sobre o desperdício, com a análise de gráficos e, por fim, com a poesia. Ao fim da sequência didática, os alunos fizeram a apresentação de um sarau para os demais estudantes da escola.
Cleidneia ficou bastante satisfeita com os resultados e com a interdisciplinaridade utilizada como estratégia. “Eu aprendi que uma sequência didática não tem que abordar apenas uma área do conhecimento; ela pode abordar várias [áreas do conhecimento] com o mesmo objetivo”, concluiu.
A professora já percebeu uma mudança na postura dos alunos em relação ao consumo de água em sala de aula. “Eles têm o costume de levar uma garrafinha de água para a sala e, às vezes, a água esquenta. Antes desse projeto, eles pediam: ‘Deixa eu trocar a água?’ Mas agora não mais”, conta, satisfeita, a professora.