A poesia encontra a música

Educadora apresenta possibilidades de integrar as linguagens poética e musical

Letra A • Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 14:43:00

Por Manuela Peixoto

Assim como a música é a arte de combinar os sons, a literatura é a arte de combinar palavras. O resultado? A poesia. Essa é a filosofia espalhada pela professora e autora de livros infantis Neusa Sorrenti, que realiza oficinas para educadores relacionadas à leitura e a temas pertinentes ao mundo literário, especialmente a sensibilização, a musicalização e a escrita de poemas.

Em sua oficina Poesia e Cantoria: toda hora, todo dia, que integrou o VI Colóquio Projeto de Ensino e Extensão Mala de Leitura da UFMG, Neusa ensinou formas criativas para  se trabalhar a poesia em sala de aula. Para ela, um dos métodos mais divertidos é a musicalização dos poemas. “O verso mais fácil de ser musicado é aquele que tem sete sílabas poéticas. A partir disso, o professor deve escolher uma melodia, como a de ‘Terezinha de Jesus’ ou ‘Ciranda Cirandinha’, e fazer a combinação”, explica. Para acompanhar a cantoria, Neusa ensina a fazer instrumentos a partir de sucata e grãos. Ela aproveita garrafas plásticas e embalagens de achocolatado para improvisar na percussão.

Além de musicar os poemas, o professor pode pedir aos alunos que os recontem em forma de paráfrase ou paródia, ou que criem uma peça de teatro ou sarau a partir do que entenderam. Para ela, é muito importante que o aluno leia o poema com vontade, sem pressa e, sempre que possível, que cante, desenhe ou dramatize sobre o que leu. “Tanto a poesia quanto a música precisam estar presentes na escola, mas de forma lúdica e profunda, e não só na hora da farra”, enfatiza. Neusa ainda destaca que trabalhar leitura e música não deve ser limitado ao professor de Português. “A literatura abre portas para a interdisciplinaridade; é só o professor ter disposição em aprender e não ter vergonha de se expor”.