Aprender pesquisando

“Leitura de mundo” vai além da decodificação de palavras, valorizando a cultura regional e incentivando os alunos a pesquisar


     

Geral • Terça-feira, 20 de Agosto de 2013, 14:18:00

Desde 2009, a Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira, em Rio Branco - AC, desenvolve um projeto interdisciplinar chamado “Leitura de mundo”. Através dele, os alunos de quinto ao nono ano são incentivados a pesquisar e trabalhar diversas habilidades, visitando museus, parques ecológicos e pontos turísticos de Rio Branco e cidades vizinhas.

Cada professor auxilia os alunos em miniprojetos relacionados com sua área de atuação, segundo o tema principal que é escolhido a cada ano. Em 2013, o assunto abordado é “Tour pela América do Sul”. Temas como a cultura africana, o próprio Acre e o Brasil já foram trabalhados pelo projeto, que conta com o apoio dos funcionários da escola e pais dos alunos. Assim, se aprende a valorizar a cultura latino-americana e a família participa na educação dos estudantes.

Osleno Freitas da Silva, diretor da escola, relata que a autoestima e o comportamento dos alunos com necessidades especiais de aprendizado têm melhorado bastante: eles fazem questão de participar de todas as atividades, desde a exposição do material produzido até apresentações de teatro e danças típicas.

Saiba mais pelo portal do MEC e acompanhe a EE Raimundo Gomes de Oliveira em seu blog.