Cátedra Magda Soares de Educação Básica é inaugurada

Projeto busca cooperação internacional em pesquisa na área

Geral • Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 09:01:00

A UFMG inaugurou na última quarta-feira, 29 de maio, a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica. A cerimônia, realizada no auditório da Reitoria da universidade, contou com a presença de diversas autoridades da área da educação, incluindo o primeiro catedrático da iniciativa, o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa. O projeto foi possibilitado por uma parceria entre a Fundep e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Compondo a mesa do evento, estavam também presentes a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, o presidente da  Fundep, Jaime Arturo Ramírez, a diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite, o pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira, e a diretora da Faculdade de Educação, Andréa Moreno. Moreno, ao se dirigir à assembleia, celebrou a faceta multi e transdisciplinar da cátedra. “É impossível pensar nos problemas da educação básica no Brasil sem usar as lentes de outras disciplinas”. Destacou também a importância de se pensar na educação básica como prioridade na construção de soluções sociais, que é demonstrada na escolha da temática como a primeira a ser contemplada por um projeto do tipo pela universidade. Com o objetivo de fomentar a cooperação internacional na construção de conhecimento na área, a cátedra será coordenada pelo professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, que confirma que ela vai facilitar a articulação de diversas iniciativas já presentes na UFMG.

O professor Gilcinei Carvalho, diretor do Ceale, também marcou presença e subiu ao púlpito para ressaltar as contribuições de Magda Soares para a pesquisa em educação básica e superior, e como as duas áreas possuem mais relações do que pode ser evidente à primeira vista. Após a cerimônia de inauguração, o professor António Nóvoa ministrou uma palestra sobre a relevância do trabalho das universidades públicas e sua responsabilidade na formação de docentes. Ao finalizar, declarou a importância de iniciativas concretas, como esta, na solução de problemas que podem muitas vezes parecerem insuperáveis. “O mais fácil e mais cômodo é se apegar a sonhos impossíveis. O mais difícil e mais necessário é sonhar sonhos possíveis”, afirmou.

Fonte: CAC UFMG