Ceale Debate: A mediação pedagógica na escrita espontânea da criança

Pesquisa sobre metodologia que pode ajudar na produção escrita da criança é o tema do Ceale de Debate de outubro

Acontece • Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017, 13:27:00

Durante o processo de alfabetização, ao aprender a escrever, a criança começa a relacionar a palavra falada às letras do alfabeto e sílabas que  tem em seu repertório. Esse é momento que exige maior reflexão sobre o que e como escrever e que pode ser potencializado com a mediação do professor. Essa é a base da pesquisa que está sendo desenvolvida pela mestranda em educação Paula Lanza, sob a orientação da professora da Faculdade de Educação Sara Mourão. Ambas são as convidadas do Ceale Debate de outubro, e irão apresentar o projeto, que pretende ajudar na produção escrita de crianças através de atividades de cunho colaborativo, além de discutir questões relacionadas ao aprendizado inicial da língua escrita. O evento será realizado no dia 17 de outubro (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

A escrita espontânea gera transformações no pensamento da criança, na medida em que mobiliza sua atenção para as pautas sonoras das palavras e para a forma como pode registrá-las. A mediação do adulto nesse momento, em que a criança está tentando representar o som de uma palavra com as letras que conhece, potencializa os efeitos dessa ação no desenvolvimento da criança. A partir desse pressuposto, foi feito um estudo sobre as estratégias de mediação pedagógica nas produções escritas de crianças de 5 anos, que podem favorecer o processo de reflexão metalinguística implicado na aprendizagem inicial da língua escrita. Neste Ceale Debate, será apresentado esse estudo, pelo qual foi desenvolvido um programa de escrita, baseado em situações de produção colaborativa de escritas de palavras, nas quais as crianças são mobilizadas a explicar, argumentar e descrever suas ideias a respeito do sistema de escrita alfabética.

Paula Moreira Lanza - Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva e especialização em Psicopedagogia pela Universidade FUMEC. Tem experiência na Educação Infantil e atualmente realiza o mestrado em Educação pela UFMG.

Sara Mourão Monteiro - Possui graduação em Pedagogia e mestrado e doutorado em Educação pela UFMG e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Portugal). É professora da FaE e também pesquisadora do Ceale.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-outubro.  As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com.