Ceale Debate aborda alfabetização e novas mídias

Evento do dia 24 de abril traz resultados e reflexões de pesquisa realizada em escola municipal de BH

Acontece • Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 13:00:00

Para discutir as contribuições das novas tecnologias para a alfabetização, especialmente no contexto das escolas públicas, o Ceale Debate de abril traz como tema "Alfabetização e novas tecnologias: o que a pesquisa com professores da educação básica tem a dizer?". As debatedoras serão as pesquisadoras do projeto "Atividades e jogos digitais de alfabetização", realizado em uma escola municipal de Belo Horizonte desde 2013. Integram a mesa a coordenadora Isabel Frade (UFMG) e as integrantes da pesquisa Mônica Araújo (UFMG), Julianna Glória (Univale) e Fátima Cafiero (EM José Madureira Horta). O evento será realizado no dia 24 de abril (segunda-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação

O uso de novas tecnologias contribui para a alfabetização? Em que sentido?   O que ocorre com crianças de escola pública quando as novas tecnologias são incorporadas ao ciclo de alfabetização? Que desafios e possibilidades se colocam para a aquisição do sistema de escrita e para o letramento, quando a escola incorpora as tecnologias digitais? Trabalhando com pressupostos da história da leitura e do livro, do letramento digital e  multimodalidade aplicada à alfabetização, discutiremos resultados de uma pesquisa  realizada juntamente com  professora de uma escola pública,  por três anos consecutivos.  Na análise dos resultados,  comentamos ocorrências e produtos relacionados a três tipos de atividades: jogos digitais,  produção de texto e leitura na tela. A partir delas, realçamos o potencial dos dispositivos digitais e da Internet  como mais um instrumento de alfabetização utilizado pela escola, evidenciando como as crianças operam com os recursos, com os  multimodos e  formatos, convivendo e atuando,  desde o início do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética,  com elementos da cultura escrita digital.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-abril. As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.