Ceale Debate aborda inserção das mulheres no cenário letrado nacional

A convidada é a professora Constância Lima Duarte, em evento a ser realizado na noite de 28 de março (terça-feira)


     

Acontece • Quinta-feira, 09 de Março de 2017, 17:27:00

No mês em que é lembrada a luta das mulheres de todo o mundo por seus direitos, o Ceale Debate traz a presença na literatura como tema, em seu primeiro evento do ano. A professora Constância Lima Duarte, da Faculdade de Letras da UFMG, é a convidada para falar sobre a "Pequena história da inserção das mulheres no cenário letrado nacional: principais escritoras e obras e influências na educação". Na ocasião, o Ceale Debate recebe a 3ª Conferência Anual de Literatura e Leitura Literária do GPELL, grupo do Ceale dedicado aos estudos do letramento literário. O evento será realizado no dia 28 de março (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627).

"Se examinamos os principais manuais de história literária do século XIX e das primeiras décadas do XX, pode-se pensar que as mulheres brasileiras não produziram literatura e que estiveram completamente ausentes do cenário letrado nacional. Mas isso não é bem verdade. Muitas publicaram ensaios, poemas, ficção e dramaturgia, e ainda assim foram excluídas da história", destaca Constância, que irá apresentar algumas escritoras desse período e comentar suas obras. O debate, voltado a educadores, também buscará a reflexão sobre influências dessa inserção no cenário educacional.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-constancia. As vagas são limitadas.
 
Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.