Ceale Debate de Abril terá como tema a fluência de leitura na didática da alfabetização

Live ocorrerá na terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube


     

Geral • Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 11:48:00

O Ceale Debate de Abril será realizado na terça-feira, 29/04, às 19h, e trará como tema a fluência de leitura e seu papel na didática da alfabetização. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Patrícia Camini, irá apresentar reflexões a partir de seu trabalho no LÁPIS – Laboratório de Alfabetização da UFRGS.
 
Embora avaliações de fluência de leitura já estejam sendo realizadas nas escolas há alguns anos, esse ainda é um tema pouco explorado na literatura acadêmica voltada à alfabetização. Durante a live, a professora discutirá alguns (pré)conceitos pedagógicos que cercam a fluência de leitura, além de apresentar um panorama conceitual sobre as dimensões cognitivas e didáticas envolvidas nesse processo, com foco no desenvolvimento da compreensão leitora.
 
O evento destacará ainda as estratégias didáticas desenvolvidas no LÁPIS ao longo de seis anos, voltadas à ampliação do repertório docente e à qualificação do ensino de leitura nas fases iniciais da alfabetização.
 
Acompanhe:
 
O Tema:
A live debaterá o lugar da fluência de leitura na didática da alfabetização e os impactos dessa habilidade na consolidação da compreensão textual pelas crianças.
 
A Convidada:
 
Patrícia Camini
Patrícia é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia, é mestre e doutora em Educação pela UFRGS. Coordena o LÁPIS - Laboratório de Alfabetização, onde desenvolve pesquisas e ações de extensão voltadas à didática da alfabetização e à formação docente. Atualmente, lidera uma pesquisa sobre metodologias ativas e alfabetização, desenvolvendo produtos educacionais com base nessa análise. Também atua como coordenadora adjunta da Rede de Laboratórios de Alfabetização nas Universidades (Rede AlfaLabs).
 
É autora do livro Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (2012), finalista do Prêmio Jabuti (2013) e selecionado pelo PNBE do Professor no mesmo ano. Atuou por 12 anos na Educação Básica, com experiência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
 
A mediação será realizada pela professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale, Mônica Araújo.
 
Inscrições e Certificados:
 
Não é necessário realizar inscrição para participar do evento. Basta acessar o evento no horário indicado através do link:
 
Certificados serão emitidos para os participantes que preencherem o formulário durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis posteriormente no portal:
 
Mais informações: