Ceale Debate de agosto discute processo de alfabetização desenvolvido a partir de ideias de Paulo Freire

"40 horas de Angicos", experiência realizada em 1963, é referência de alfabetização até hoje


     

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 24 de Agosto de 2021, 16:34:00

 
No próximo dia 31 de agosto, terça-feira, às 16h, o Ceale Debate recebe Marileide Matias, diretora da 8ª DIREC (Diretoria Regional de Educação e Cultura) em Angicos (RN), para discutir o tema "Legado deixado por Paulo Freire em 1963 na cidade de Angicos". O Ceale segue com o formato de live neste ano devido à pandemia da covid-19.
 
Assista no link: 
 
 
O tema
 
No Ceale Debate de agosto, a professora Marileide Matias ir√° discutir sobre o processo de alfabetiza√ß√£o que ocorreu na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte (RN), em 1963, conhecido como ‚Äú40 horas de Angicos‚ÄĚ, que teve como objetivo concretizar a proposta de alfabetiza√ß√£o popular idealizada por Paulo Freire. A metodologia desse processo de alfabetiza√ß√£o, para aquele momento, era da palavra geradora surgida do universo vocabular dos participantes, o que se caracterizava como metodologia inovadora por se distanciar de processos metodol√≥gicos tradicionais de alfabetiza√ß√£o escolar. Esse desenho diferenciado despertou curiosidades e impactos sociais e educacionais na sociedade norte-rio-grandense e no mundo, o que levou essa experi√™ncia a entrar nas agendas e pautas acad√™micas de institui√ß√Ķes de n√≠vel superior do mundo inteiro at√© os dias de hoje.
 
A convidada
 
Marileide Matias √© graduada em Hist√≥ria pela UERN e mestre em Hist√≥ria e Espa√ßo pela UFRN. √Č professora da rede p√ļblica do Rio Grande do Norte. Atualmente √© diretora da 8¬™ DIREC (Diretoria Regional de Educa√ß√£o e Cultura) em Angicos (RN).
 
Inscri√ß√Ķes¬†
 
Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: 
 
 
Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: 
 
 
 
Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com