Ceale Debate de agosto discute processo de alfabetização desenvolvido a partir de ideias de Paulo Freire

"40 horas de Angicos", experiência realizada em 1963, é referência de alfabetização até hoje


     

Acontece • Terça-feira, 24 de Agosto de 2021, 16:34:00

 
No próximo dia 31 de agosto, terça-feira, às 16h, o Ceale Debate recebe Marileide Matias, diretora da 8ª DIREC (Diretoria Regional de Educação e Cultura) em Angicos (RN), para discutir o tema "Legado deixado por Paulo Freire em 1963 na cidade de Angicos". O Ceale segue com o formato de live neste ano devido à pandemia da covid-19.
 
Assista no link: 
 
 
O tema
 
No Ceale Debate de agosto, a professora Marileide Matias irá discutir sobre o processo de alfabetização que ocorreu na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte (RN), em 1963, conhecido como “40 horas de Angicos”, que teve como objetivo concretizar a proposta de alfabetização popular idealizada por Paulo Freire. A metodologia desse processo de alfabetização, para aquele momento, era da palavra geradora surgida do universo vocabular dos participantes, o que se caracterizava como metodologia inovadora por se distanciar de processos metodológicos tradicionais de alfabetização escolar. Esse desenho diferenciado despertou curiosidades e impactos sociais e educacionais na sociedade norte-rio-grandense e no mundo, o que levou essa experiência a entrar nas agendas e pautas acadêmicas de instituições de nível superior do mundo inteiro até os dias de hoje.
 
A convidada
 
Marileide Matias é graduada em História pela UERN e mestre em História e Espaço pela UFRN. É professora da rede pública do Rio Grande do Norte. Atualmente é diretora da 8ª DIREC (Diretoria Regional de Educação e Cultura) em Angicos (RN).
 
Inscrições 
 
Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: 
 
 
Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: 
 
 
 
Mais informações: cealedebate@gmail.com