Ceale Debate de agosto promove conversa com autores de livro sobre letramentos acadêmicos

Live ocorrerá no dia 29, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece • Terça-feira, 22 de Agosto de 2023, 09:17:00

No dia 29 de agosto, às 19h, o Ceale Debate recebe os professores da UFMG e pesquisadores do Ceale, Gilcinei Teodoro Carvalho e Maria Lucia Castanheira para conversar sobre o livro "Letramentos acadêmicos como práticas sociais", de autoria dos convidados e da professora Maria Zélia Versiani.

Assista no link:

O tema

O Ceale Debate retorna neste segundo semestre com diálogo sobre o recém-lançado “Letramentos acadêmicos como práticas sociais”, livro de autoria do professor Gilcinei Teodoro Carvalho e das professoras Maria Lucia Castanheira e Maria Zélia Versiani. Para o debate, receberemos o professor Gilcinei e a professora Maria Lucia que apresentarão a obra, o percurso de produção e abordarão questões relacionadas a concepções de letramento, práticas de letramento escolar/acadêmico e reflexões sobre o desafio de abordar o letramento como prática social.

O convite para o diálogo é estendido ao público que pode acessar o livro gratuitamente pelo link bit.ly/livroletramentoacad e trazer suas contribuições.

Os palestrantes

Gilcinei Carvalho é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Métodos e Técnicas de Educação (DMTE), atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador e atual diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Sociolinguística, e na área da Educação, com ênfase nos temas ligados à aquisição e ao desenvolvimento da língua escrita, além das questões que envolvem o ensino de língua portuguesa.

Maria Lucia Castanheira é professora titular nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/FaE/UFMG). Com formação nas áreas de educação, cultura e linguagem, desenvolve pesquisas de natureza etnográfica sobre práticas de letramento escolares e não escolares. Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: práticas de leitura e escrita em meios populares, letramento e alfabetização, letramento acadêmico, discurso em sala de aula e inclusão.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com