Ceale Debate de Junho vai dialogar sobre o papel das letras iniciais no reconhecimento de palavras por crianças não leitoras

Live ocorre na terça-feira, 24/6, às 19h, no canal do Ceale no YouTube


     

Geral • Quarta-feira, 11 de Junho de 2025, 14:32:00

O Ceale Debate do mês de Junho, realizado na terça-feira, 24/6, às 19h, abordará os processos de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos ainda não leitoras, com foco nas estratégias naturais de leitura emergente. Na atividade, a pedagoga e mestra pela UFMG, especialista em Psicopedagogia e professora da Educação Infantil, Rafaella Andrade de Castro, irá apresentar a pesquisa “O efeito das primeiras letras no reconhecimento de palavras por crianças não leitoras: o papel da familiarização”. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), da Faculdade de Educação da UFMG.
 
A professora Sara Mourão, orientadora da pesquisa e docente da Faculdade de Educação da UFMG, também participará da live, e contribuirá com reflexões sobre os achados do estudo e seus desdobramentos para a prática pedagógica. A mediação será realizada pela professora e pesquisadora do Ceale, Mônica Araújo.
 
Durante o encontro, serão discutidos os resultados de uma investigação realizada em uma escola municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte/MG, que analisou como crianças pequenas utilizam letras iniciais como pistas para a leitura oral de palavras familiares e não familiares. A pesquisa revela que esse reconhecimento é especialmente evidente em palavras de valor simbólico, como o próprio nome das crianças, e que a familiaridade está mais relacionada ao significado atribuído do que à frequência de exposição.
 
Acompanhe ao vivo:
 
O Tema:
A live abordará como crianças de cinco anos em uma escola da rede pública de Belo Horizonte-MG se utilizam de estratégias visuais, como a atenção às letras iniciais, para reconhecer palavras antes mesmo da alfabetização formal. A pesquisa discute o valor da familiarização e do contato com a linguagem escrita no cotidiano escolar.
 
As Convidadas:
 
Rafaella Andrade de Castro
 
Pedagoga e mestre pela UFMG, especialista em Psicopedagogia pela Newton Paiva e professora da Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa em Alfabetização (GPA-Ceale-UFMG).
 
Sara Mourão
 
Doutora e mestra em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA – Portugal). Professora da Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadora do Ceale e docente do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre). Atua nas áreas de alfabetização, letramento, educação infantil e formação de professores.
 
Inscrições e Certificados:
 
Não é necessário realizar inscrição para participar do evento. Basta acessar a transmissão no horário indicado através do link:
 
Certificados serão emitidos para os participantes que preencherem o formulário durante a transmissão. Posteriormente, estarão disponíveis no portal:
 
Mais informações: