Ceale Debate de maio apresenta o LAP - Laboratório de Acervos e Práticas da UFBA

Live ocorreu na última terça, dia 31


     

Acontece • Quarta-feira, 01 de Junho de 2022, 11:44:00

O Ceale Debate de maio trouxe mais um dos laboratórios da Rede AlfaLabs como parte do Ciclo sobre Laboratórios de Alfabetização. Dessa vez, a professora Liane Araujo, da UFBA, falou sobre o LAP - Laboratório de Acervos e Práticas.

Você pode assistir à gravação da live no link:

https://bit.ly/cealedebate31-05-22

O tema
 
A professora Liane Araujo apresenta o LAP como projeto/espaço de formação para a docência na Faculdade de Educação da UFBA, no campo da alfabetização, indicando, brevemente, os pilares e concepções que sustentam a proposta. São apresentadas as dimensões interligadas que o estruturam e que constituem o eixo das ações de ensino, pesquisa e extensão a ele vinculadas: dimensão material, simbólico-cultural e didático-pedagógica. E no âmbito dessas dimensões, são abordadas algumas ações formativas e de pesquisa, em desenvolvimento e em projeto, inclusive com relato de ex-bolsista de iniciação científica. 
A palestrante
 
Liane Castro de Araujo é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia na linha de pesquisa de Linguagens, Subjetivações e Práxis Pedagógica e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Coordena o Laboratório de Acervos e Práticas (LAP). É mestre e Doutora em Educação pela UFBA. Atuou como formadora do PNAIC - Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (Ministério da Educação), pela UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, leitura e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; literatura, cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua; alfabetização e letramento; produção, revisão e reescrita de textos 
 
 
Mais informações: cealedebate@gmail.com