Ceale Debate de novembro apresenta e-book e projeto do NEPCED

Live ocorrerá no dia 30, quarta-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022, 11:18:00

No pr√≥ximo dia 30 de novembro, quarta-feira, √†s 19h, o Ceale Debate recebe as autoras do livro "Termos e a√ß√Ķes did√°ticas sobre cultura escrita digital ‚Äď NEPCED na Escola", as professoras M√īnica Ara√ļjo e Isabel Frade e a mestranda Ludymilla Morais, para conversarmos sobre a obra e outros projetos do N√ļcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED).

Assista no link:

O tema

No Ceale Debate de novembro, recebemos as professoras M√īnica Ara√ļjo (UFMG) e Isabel Frade (UFMG) e a mestranda Ludymilla Morais ¬†(UFBA) para apresentarem o e-book "Termos e a√ß√Ķes did√°ticas sobre cultura escrita digital ‚Äď NEPCED na Escola", que busca ofertar um repert√≥rio conceitual com verbetes relacionados ao campo da cultura escrita digital e a√ß√Ķes did√°ticas a eles relacionadas. Lan√ßado pelo N√ļcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital NEPCED/CEALE, o livro √© vinculado ao projeto de extens√£o NEPCED na Escola, que tem como objetivo promover a reflex√£o de gestores e professores sobre teorias relacionadas √† cultura escrita digital para o planejamento de pr√°ticas pedag√≥gicas de ensino da alfabetiza√ß√£o, da leitura e da escrita utilizando o suporte digital.

As palestrantes

M√īnica Ara√ļjo √© Doutora em¬†Educa√ß√£o pela Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal de Minas Gerais e tem p√≥s-doutorado na Universidade Aut√īnoma de Barcelona. √Č professora do curso de Pedagogia da FaE/UFMG e do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o na mesma faculdade, e pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE//UFMG. Realiza pesquisas sobre alfabetiza√ß√£o e letramento digital, leitura liter√°ria digital e forma√ß√£o de professores.

Isabel Frade tem doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade Federal de Minas Gerais e p√≥s-doutorado pela FE/USP, pelo Institut National de Recherche P√©dagogique/Fran√ßa, e pela UDESC/SC. √Č professora titular da FaE/UFMG, atuando na P√≥s-Gradua√ß√£o. Tamb√©m √© pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG, sendo co-editora do Jornal Letra A. Participa dos grupos "Cultura Escrita" da FAE/UFMG, do GPA/CEALE (Grupo de Pesquisa em Alfabetiza√ß√£o) e do NEPCED/CEALE. Atuou na dire√ß√£o do CEALE (2012-2014) e √© presidente em√©rita da Associa√ß√£o Brasileira de Alfabetiza√ß√£o (ABAlf).

Ludymilla M. Morais √© mestranda em Educa√ß√£o pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em Pedagogia pela UFMG. √Č pesquisadora do NEPCED/CEALE e do GEC/UFBA (Grupo de Pesquisa em Educa√ß√£o, Comunica√ß√£o e Tecnologias).

Inscri√ß√Ķes¬†

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informa√ß√Ķes:¬†cealedebate@gmail.com