Ceale Debate de novembro discute leitura e produção de textos em uma abordagem interdisciplinar
Palestra abordará interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Matemática. Evento ocorre no dia 20 de novembro
Acontece • Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 15:44:00
Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de novembro, que abordará o tema "Leitura e produção de textos numa abordagem interdisciplinar - Língua Portuguesa e Matemática." As convidadas são as professoras da Faculdade de Educação da UFMG Maria José Francisco de Souza e Keli Cristina Conti. O evento ocorre no dia 20 de novembro (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).
A palestra
Ler e escrever textos são habilidades exigidas em diversas situações do cotidiano e em todas as disciplinas escolares, mas, de modo geral, tornou-se bastante comum atribuir à disciplina Língua Portuguesa a quase exclusividade de seu ensino. Reconhecendo que as práticas sociais que envolvem ler e escrever são diversas, como lidar com os recortes de conteúdos e de disciplinas realizados no contexto escolar? As palestrantes deste Ceale Debate de novembro, Maria José Francisco de Souza e Keli Cristina Conti, professoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), têm como objetivo dar ênfase a uma prática em que a organização do trabalho pedagógico contemple uma abordagem interdisciplinar de leitura e produção de textos.
Keli Conti possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo, Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto, e mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Faz parte do grupo de Educação Matemática e é integrante do programa de Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre), na Faculdade de Educação da UFMG.
Maria José Francisco de Souza possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), e mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisadora do Ceale e do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GEPHE) na Faculdade de Educação da UFMG, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL) na Faculdade de Educação da UEMG.
Inscrições
As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate20-11. O número de vagas é limitado.
Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.
O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.
Mais informações: cealedebate@gmail.com