Ceale Debate de novembro discute sobre variação linguística e ensino

Live recebe o professor Marcos Bagno no dia 19, às 19h

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021, 13:54:00

No próximo dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, o Ceale Debate recebe o professor da UnB Marcos Bagno para discutir o tema "Língua, variação e ensino". O Ceale segue com o formato de live neste ano devido à pandemia da covid-19.

Assista no link:

O tema

O Ceale Debate de novembro recebe o professor Marcos Bagno para uma conversa sobre língua, variação e ensino. Em sua trajetória de pesquisador e professor, Marcos Bagno tem defendido que "A variação é da própria natureza das línguas humanas, mas tradicionalmente é vista como um 'problema', como algo que precisa ser 'eliminado' para que se elabore uma 'norma' uniforme e homogênea. Essa visão tem sido contestada há pelo menos 50 anos, e isso tem impactado também o ensino de língua na escola".

O convidado

Marcos Bagno √© Professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Bras√≠lia (UnB). Tem gradua√ß√£o em Letras (Bacharelado em L√≠ngua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Lingu√≠stica pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filologia e L√≠ngua Portuguesa pela Universidade de S√£o Paulo. √Č colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experi√™ncia na √°rea de Lingu√≠stica, com √™nfase em Tradu√ß√£o, Sociolingu√≠stica e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: pr√°tica de tradu√ß√£o franc√™s/portugu√™s, ensino de portugu√™s, sociologia da linguagem, pol√≠tica lingu√≠stica, gram√°tica tradicional e portugu√™s brasileiro.

Inscri√ß√Ķes¬†

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com