Ceale Debate de outubro discute mediação literária na leitura expressiva de poemas

Evento ocorrerá no dia 29 deste mês, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 17:55:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de outubro, que abordará o tema "Mediação literária e a leitura expressiva de poemas”. O convidado é o professor da Faculdade de Educação da UFMG Carlos Augusto Novais.

O tema

Neste Ceale Debate de outubro, será abordado o papel da mediação literária na leitura expressiva de poemas. A mediação literária, compreendida como uma prática, tem entre seus objetivos o de favorecer a apropriação do texto literário por parte de um potencial leitor. No caso da escola, ela se coloca diante de duas dimensões básicas: a pedagógica e a da experiência estética. Esta última assume uma grande importância quando se atua no sentido de se construir um valor de uso para a poesia, para além do meramente curricular. Nessa perspectiva, o recurso da leitura expressiva possibilita essa busca, favorecendo a apreciação estética por parte do leitor.

O palestrante

Carlos Augusto Novais é professor da Faculdade de Educação da UFMG. É graduado em Filosofia, tem mestrado e doutorado em Letras e pós-doutorado em Educação. Atua principalmente nos seguintes campos: Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação do Campo e Indígena, Introdução à Filosofia. Possui experiência no campo da administração escolar (coordenação de curso e membro de órgãos colegiados) e na criação/produção/edição de poesia.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate29-10-19. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com