Ceale Debate de setembro abordará textos orais poético-musicais na apropriação da linguagem escrita

Acontece • Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018, 19:08:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de setembro, que abordará o tema "Textos poético-musicais da tradição oral na apropriação da linguagem escrita". A convidada é a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Liane Castro de Araújo. O evento ocorre no dia 26 de setembro (quarta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora vai explorar os textos poético-musicais da tradição oral – parlendas, cantigas, adivinhas, quadrinhas, trava-línguas – como repertório produtivo para a apropriação da língua escrita, sem perder seu caráter de gêneros orais performáticos da cultura lúdica infantil, cuja função primordial é brincar e brincar com a linguagem. Articulando cultura lúdica, práticas de oralidade, letramento e alfabetização, serão apresentadas situações de aprendizagem a partir desses gêneros, tanto na oralidade quanto em presença do texto escrito, envolvendo a reflexão fonológica, o reconhecimento de palavras, a consciência morfológica e sintática, dentre outros aspectos. Alguns materiais pedagógicos a partir desses gêneros serão, igualmente, apresentados. No âmbito de uma concepção de alfabetização que investe nos aspectos linguísticos – notacionais e fonológicos – como importante componente da apropriação da língua escrita na Educação Infantil e no ciclo de alfabetização, esse repertório de textos será abordado como contexto privilegiado, significativo e não mecânico de exploração lúdica e letrada de diversas unidades da língua.

Liane Castro de Araújo é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GELING/FACED/UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na Educação Infantil e Ensino Fundamental; cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua; alfabetização e letramento; produção, revisão e reescrita de textos.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate26-09. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com