Ceale Debate de setembro discute sobre avaliação formativa da compreensão leitora

Live ocorre no próximo dia 29, quarta-feira, às 18h


     

Acontece • Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021, 14:57:00

 
No próximo dia 29 de setembro, quarta-feira, às 18h, o Ceale Debate recebe o professor emérito da UFMG Francisco Soares, para discutir o tema "Avaliação Formativa da Compreensão Leitora". O Ceale segue com o formato de live neste ano devido à pandemia da covid-19.
 
Assista no link: 
 
 
O tema
 
No Ceale Debate de setembro, o professor emérito da UFMG Francisco Soares abordará uma questão bastante instigante: como avaliar a compreensão de textos dos estudantes do ensino fundamental? O foco da discussão será a apresentação do modelo e respectivos processos usados na Avaliação Formativa, também chamada de Avaliação PARA a aprendizagem. 
 
O convidado
 
José Francisco Soares é doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e membro do Conselho Nacional de Educação, entre 2016 e 2020, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.
 
Inscrições 
 
Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: 
 
 
Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: 
 
 
 
Mais informações: cealedebate@gmail.com