Ceale Debate de setembro homenageia a professora Magda Soares

Live ocorrerá no dia 27, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece • Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 09:50:00

No próximo dia 27 de setembro, terça-feira, às 19h, o Ceale Debate de setembro, em homenagem aos 90 anos da professora Magda Soares, discute sobre as produções mais recentes da professora e suas contribuições para os estudos da alfabetização e letramento. Para a palestra, receberemos como convidados a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier, a professora Sara Mourão (UFMG) e o professor Artur Gomes de Morais (UFPE), além da mediação das professoras Maria José de Souza (UFMG) e Isabel Frade (UFMG).

Assista no link:

O tema

O Ceale Debate de setembro faz uma homenagem à professora Magda Soares. Principal referência para os estudos sobre alfabetização e letramento e fundadora do Ceale, a professora Magda completa 90 anos com invejável atuação na educação básica com a parceria construída em Lagoa Santa e no campo acadêmico com publicação de importantes livros em que explicita pressupostos teórico-práticos e metodológicos do campo da alfabetização. Para esta homenagem, convidamos Anne-Marie Chartier, Artur Gomes de Morais, Isabel Cristina Frade e Sara Mourão Monteiro para um diálogo sobre a produção recente de Magda que continua a nos instigar a garantir o direito de todas as crianças aprenderem a ler e a escrever.

Os palestrantes

Anne-Marie Chartier - foi formadora na Escola Normal de Versailles, na França, e pesquisadora no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP). Atualmente, dedica-se à pesquisa, à produção acadêmica e atua como palestrante em eventos científicos em diferentes lugares do mundo. Seus estudos e pesquisas são sobretudo de abordagem histórica e seu interesse principal é a relação entre a docência e os contextos sociais de cada época.

Sara Mourão -  possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Ceale.

Artur Gomes de Morais - possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em pela Universidad de Barcelona. Fez pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris, e um segundo pós-doutorado na UFMG e outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da UFPE, onde atua também no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação .

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com