Ceale Debate de setembro homenageia a professora Magda Soares

Live ocorrerá no dia 27, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 09:50:00

No pr√≥ximo dia 27 de setembro, ter√ßa-feira, √†s 19h, o Ceale Debate de setembro, em homenagem aos 90 anos da professora Magda Soares, discute sobre as produ√ß√Ķes mais recentes da professora e suas contribui√ß√Ķes para os estudos da alfabetiza√ß√£o e letramento. Para a palestra, receberemos como convidados a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier, a professora Sara Mour√£o (UFMG) e o professor Artur Gomes de Morais (UFPE), al√©m da media√ß√£o das professoras Maria Jos√© de Souza (UFMG) e Isabel Frade (UFMG).¬† ¬†

Assista no link:

O tema

O Ceale Debate de setembro faz uma homenagem à professora Magda Soares. Principal referência para os estudos sobre alfabetização e letramento e fundadora do Ceale, a professora Magda completa 90 anos com invejável atuação na educação básica com a parceria construída em Lagoa Santa e no campo acadêmico com publicação de importantes livros em que explicita pressupostos teórico-práticos e metodológicos do campo da alfabetização. Para esta homenagem, convidamos Anne-Marie Chartier, Artur Gomes de Morais, Isabel Cristina Frade e Sara Mourão Monteiro para um diálogo sobre a produção recente de Magda que continua a nos instigar a garantir o direito de todas as crianças aprenderem a ler e a escrever.

Os palestrantes

Anne-Marie Chartier - foi formadora na Escola Normal de Versailles, na França, e pesquisadora no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP). Atualmente, dedica-se à pesquisa, à produção acadêmica e atua como palestrante em eventos científicos em diferentes lugares do mundo. Seus estudos e pesquisas são sobretudo de abordagem histórica e seu interesse principal é a relação entre a docência e os contextos sociais de cada época.

Sara Mour√£o -¬† possui gradua√ß√£o em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educa√ß√£o pela Universidade Federal de Minas Gerais. √Č professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Ceale.¬†

Artur Gomes de Morais -¬†possui gradua√ß√£o e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em pela Universidad de Barcelona. Fez p√≥s-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris, e um segundo p√≥s-doutorado na UFMG e outro na UPEC-Paris. √Č professor titular do Centro de Educa√ß√£o da UFPE, onde atua tamb√©m no CEEL- Centro de Estudos em Educa√ß√£o e Linguagem e na P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o .

Inscri√ß√Ķes¬†

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informa√ß√Ķes:¬†cealedebate@gmail.com