Ceale Debate: “Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?

Valéria Resende, do Ceale, é a convidada para o Ceale Debate de abril, no dia 24 (terça)

Acontece • Segunda-feira, 09 de Abril de 2018, 16:38:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de abril, que abordará o tema "Isso é só uma atividade ou vai acontecer de verdade?" - Leitura e Produção de gêneros textuais na alfabetização. A convidada é a professora da FaE e pesquisadora do Ceale Valéria Resende. O evento ocorre no dia 24 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

A palestra apresentará sequências didáticas desenvolvidas em turmas de alfabetização em uma escola pública, envolvendo a leitura e escrita de gêneros textuais, tendo como referencial teórico as perspectivas sociointeracionista e discursiva. Vamos apresentar um conjunto de atividades de ensino, com foco em gêneros textuais específicos para o 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, planejado progressivamente, com objetivos delimitados e organizado em torno de uma atividade de linguagem, cujo objetivo é propiciar a construção de conhecimento sobre um determinado gênero textual. A intenção é mostrar que para ensinar um gênero textual, deve-se fazer com que a criança compreenda a sua estrutura composicional e sua função social, para então produzi-lo na escola e fora dela.

Valéria Resende é professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e pesquisadora do Ceale (FaE/UFMG). É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Atualmente, é diretora do Ceale, integrante do Grupo de Pesquisa em alfabetização, coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) e coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC).

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

Mais informações: cealedebate@gmail.com