Ceale Debate volta em agosto para discutir possibilidades da aprendizagem da leitura e escrita no contexto da pandemia
Live acontece na semana que vem, dia 11, no youtube
Acontece• Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020, 18:30:00
Após uma pausa devido ao contexto de suspensão de atividades presenciais provocado pela pandemia da covid-19, o Ceale Debate retorna no formato de live neste mês, com a temática "Diário de ideias e suas possibilidades no contexto de pandemia", no dia 11, às 19h. A convidada é a professora alfabetizadora da Escola de Educação Básica da UFU (Eseba/UFU) Luciana Muniz.
O contexto atual de nossa sociedade, de pandemia em relação à COVID-19, convida-nos a muitas reflexões no campo da educação. Diante desse desafio, neste Ceale Debate de agosto vamos discutir as possibilidades do Diário de ideias, desenvolvido pela professora Luciana Muniz, como uma experiência metodológica potencializadora para favorecer a efetiva aprendizagem da leitura e da escrita, conectando as experiências da criança com as pessoas que estão próximas a ela, em um processo de leitura de mundo, conhecimento de si mesma, potencializando a qualidade de atuação com a leitura e a escrita no exercício protagonista da criança na sociedade.
O eixo central do Diário de ideias consiste em um caderno personalizado no qual cada criança registra suas experiências de forma espontânea utilizando diferentes formas de expressão humana. As crianças escolhem livremente o que, quando e como desejam se expressar, enfatizando no processo de aprendizagem a importância do experienciar, registrar e compartilhar.
A leitura e a escrita vão se constituindo como processos de expressão, comunicação e criação, pelo interesse e a disposição das crianças para se expressarem em um espaço próprio, como no Diário de ideias, que possibilita documentar o que vive em seu cotidiano, o que imagina e o que cria. Um resgate profundo do diálogo e das narrativas das crianças, da ampliação dos processos de comunicação e das relações afetivas. Promove interações entre os familiares com os aprendizes e tantos outros com quem convivem, em um processo de aprendizagem compartilhada, e oportuniza a observação e o acompanhamento conjunto dos interesses, gostos, preferências, potencialidades, dificuldades e necessidades dos aprendizes.
Palestrante
Luciana Soares Muniz é professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) desde 2005, atuando na área de Alfabetização Inicial. Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2018 foi vencedora nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil na Categoria Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) com o projeto Diário de ideias: linhas de experiências. Suas principais pesquisas e publicações se referem às áreas da aprendizagem, criatividade, subjetividade, cotidiano escolar, leitura e escrita.
Inscrições
Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: https://bit.ly/cealedebate11-08-20. Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link no momento da live.
Mais informações: cealedebate@gmail.com
Notícias mais Lidas
Site do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil