Ceale e outras universidades lançam parceria de laboratórios de alfabetização

Rede de Laboratórios de Alfabetização, a Rede AlfaLABS, tem o objetivo de fortalecer colaboração entre universidades


     

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2021, 17:19:00

 
Laborat√≥rios de alfabetiza√ß√£o t√™m surgido em algumas Universidades, como espa√ßos de trabalho no √Ęmbito da forma√ß√£o para a doc√™ncia em alfabetiza√ß√£o, com a√ß√Ķes que articulam ensino, pesquisa e extens√£o, teoria e pr√°tica, e que promovem tanto a forma√ß√£o dos estudantes dos cursos de Pedagogia, quanto a integra√ß√£o entre a Universidade, as redes de ensino - em especial as escolas p√ļblicas - e a comunidade. Com a√ß√Ķes que envolvem saberes, estrat√©gias e recursos did√°ticos, repert√≥rios culturais, liter√°rios, os diversos laborat√≥rios t√™m suas particularidades, mas apresentam aspectos que conferem unidade ao conjunto.¬†
 
Para demarcar o campo de atua√ß√£o desses laborat√≥rios e fortalecer a discuss√£o sobre o seu papel na forma√ß√£o docente, pesquisadoras que atuam no campo da alfabetiza√ß√£o t√™m investido em pesquisar, publicar e divulgar a√ß√Ķes desenvolvidas no contexto desses laborat√≥rios. O LAL ‚Äď Laborat√≥rio de Alfabetiza√ß√£o e Letramento, do Ceale/UFMG comp√Ķe esse coletivo que agrega ainda o LAP ‚Äď Laborat√≥rio de Acervos e Pr√°ticas (UFBA), o L√ĀPIS ‚Äď Laborat√≥rio de Alfabetiza√ß√£o (UFRGS) e o LAPIL ‚Äď Laborat√≥rio de Alfabetiza√ß√£o e Pr√°ticas de Incentivo a Leitura (FURG). Esses laborat√≥rios s√£o coordenados pelas professoras Daniela Freitas Brito Montuani e Maria Jos√© Francisco de Souza (LAL/Ceale/UFMG), Liane Castro de Ara√ļjo (LAP/UFBA), Patr√≠cia Camini (LAPIS.UFGRS) e Silvana Maria Bell√© Zasso e Gabriela Medeiros Nogueira (LAPIL/FURG).¬†¬†
 
No dia 09 de dezembro de 2021, foi lan√ßada oficialmente a Rede de Laborat√≥rios de Alfabetiza√ß√£o nas Universidades ‚Äď a Rede AlfaLABS ‚Äď que concretiza essas parcerias iniciadas desde 2017, ganhando mais destaque e institucionalidade. O lan√ßamento da Rede AlfaLABS foi na mesa ‚ÄúLaborat√≥rios formativos nas Universidades: doc√™ncia e alfabetiza√ß√£o‚ÄĚ, no Congresso 75 anos UFBA, quando, al√©m dos laborat√≥rios espec√≠ficos, foram apresentadas tamb√©m algumas das a√ß√Ķes da Rede, dando, assim, in√≠cio a essa nova etapa de trabalho conjunto desses laborat√≥rios. Com a Rede AlfaLABS, al√©m do trabalho de cada laborat√≥rio em sua respectiva institui√ß√£o, redes de colabora√ß√£o, pesquisa e trabalho podem ser fortalecidas.
 
Significados
 
A estrutura rizom√°tica da logomarca da Rede AlfaLABS ‚Äď sem centro e com v√°rias possibilidades de n√≥s ‚Äď indica as in√ļmeras rela√ß√Ķes, sempre abertas, que podem ser estabelecidas entre eles, bem como a expectativa de agregar outras iniciativas que se alinhem √† proposta de laborat√≥rios em Universidades, e que possam vir a compor esse coletivo. As cores, por sua vez, acenam aos laborat√≥rios espec√≠ficos, marcando essa organiza√ß√£o primeira desses quatro laborat√≥rios.
 
Laboratório vem de LABORAR, trabalhar, espaço de trabalho. E CO-LABORAR evoca a ação de trabalhar junto, trabalhar COM - ideia intrínseca aos laboratórios, mas que ganha maior destaque quando essa colaboração implica relação entre diferentes laboratórios. 
 
A mesa de lançamento da Rede AlfaLABS pode ser assistida aqui: https://youtu.be/RoIX2hJjmU0
 
Siga o instagram dos laboratórios:
 
@lal_ufmg
@lap_faced
@ lapisufrgs
@lapilfurg