CEALE finaliza mais uma Formação para Docência em Letramento e Alfabetização

Seminário final da formação na cidade de Caetanópolis ocorreu no último sábado

Acontece • Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 14:36:00

No sábado dia 16, ocorreu o encerramento de mais uma Formação para Docência em Letramento e Alfabetização realizada pelo Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE/FaE/UFMG), dessa vez no município de Caetanópolis-MG, uma parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

O Seminário "Compartilhando Saberes" aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal Tia Mirinha (CEIM), em Caetanópolis, e foi dividido em três mesas de apresentações, em que as professoras e os professores cursistas mostraram os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante a formação. Ao final, todos receberam os certificados pela conclusão do curso.

O evento teve início às sete horas, com o credenciamento e café da manhã, e às oito começou a cerimônia. Na mesa de abertura, estiveram presentes João Procópio de Almeida Filho (Prefeito de Caetanópolis); Claudilene Teixeira Felix Dornas (Secretária Municipal de Educação), Luciana Correa Ferraz (Supervisora de ensino), Valdirene Fernandes do Carmo Araújo (Supervisora pedagógica) e a professora Daniela Freitas Brito Montuani (Coordenadora da formação e vice-diretora do CEALE), que agradeceu a todos pelo engajamento e participação e destacou a importância da formação em alfabetização dentro do momento que estamos vivendo no país. “Vocês saem daqui hoje (...) com mais um desafio de levar adiante para o próximo ano de 2024 e os anos seguintes uma formação de mais qualidade ainda para as crianças. [Espero] que de fato essa formação tenha contribuído para que vocês tenham mais ferramentas, mais estratégias, mais reflexões sobre leitura, sobre produção de texto, sobre apropriação do sistema de escrita alfabética e que assim essa formação frutifique nos anos seguintes” disse a vice-diretora do CEALE aos cursistas presentes.

A primeira mesa teve como eixo temático “Apropriação da Escrita” e foi conduzida pela professora Daniela Montuani. Os trabalhos apresentados foram: Jogos que contribuem para consolidação do sistema de escrita: "Quem escreve sou eu."; Intervenção para Apropriação da Escrita Alfabética pelos Alunos do 3ºAno Esperança; Bingo Inicial do Nome; Onde está a escrita?; Projeto Senhor Alfabeto; e Sequência didática: A casa e seu dono.

A segunda mesa teve como tema “Leitura Literária” e foi mediada pela professora formadora Maria Elisa Grossi, com os seguintes trabalhos: Varal de Parlendas; Projeto Maletinha de Leitura; Viajando pelo mundo da leitura; Projeto álbum de leitura; e Projeto maleta literária e empréstimo de livros.

Após o almoço, o seminário continuou com a terceira e última mesa conduzida pela professora formadora Sulamita Nagem, com o eixo temático “Produção de Textos”. Os trabalhos foram: Minidicionário humorístico; Produção de texto do gênero carta; Projeto “A gaiola viajante”; Recontando história contada; e Releitura da poesia: A casa e seu dono, de Elias José.

Além das apresentações dos trabalhos, o CEALE também recebeu homenagens dos professores em agradecimento. A professora Solimar Cunha cantou uma paródia da música “Fico assim sem você”, que falava sobre o curso de formação, e tivemos também a leitura do poema “Importância do Ceale” escrito por Gracielle Rúbia de Oliveira, mãe de uma aluna de umas das escolas participantes, e declamado pela professora Sebastiana Silva.

Em todas as mesas as mediadoras compartilharam suas impressões e refletiram sobre o percurso da formação e os resultados finais. Jones de Mattos Silva, pedagogo da Escola Municipal Olívia Dalle Mascarenhas, elogiou o curso, as professoras formadoras, o material estudado (Glossário do CEALE e o livro Alfaletrar, de Magda Soares) e destacou os benefícios trazidos tanto para os professores quanto para as crianças: “Eu achei a formação fantástica! Primeiro porque ela é ampla e profunda. Ela começa desde o momento em que a criança tem os primeiros contatos com as letras, (...) e fechou agora, no finalzinho, com a questão da produção de textos. Ela amplia a visão do profissional e mostra que o profissional é capaz de detectar em quais momentos aquela criança está aprendendo, o que e como. E isso facilita muito o trabalho. Então foi um curso que valeu a pena.” A professora Sebastiana Silva, da Escola Municipal Coronel Caetano Mascarenhas também manifestou seu contentamento: “As professoras são maravilhosas, criativas, mostram para a gente a prática realmente do dia a dia na sala de aula, porque geralmente quando a gente vai em cursos tem muita teoria. Aqui não. No CEALE a gente tem a teoria e a gente tem a prática em cima da teoria. E isso nos proporcionou a oportunidade de estar levando essas práticas para a sala de aula e obtendo resultados excelentes.”

Para encerrar, os cursistas receberam os certificados de conclusão e presentes da equipe do CEALE. “Foi muito gratificante ver que a gente está no caminho certo. Nós trouxemos a formação do CEALE para cá, para direcionar e dar mais base para essas meninas e meninos, para dar para eles a certeza, [de que] nós estamos caminhando, nós estamos indo na direção certa. Foi um prazer, foi uma gratificação imensa ter recebido o CEALE dentro de Caetanópolis. Foi uma formação que foi sonhada por muito tempo. Foram seis meses que passaram assim rapidinho, mas de muito aprendizado. Só gratidão com todos vocês do CEALE.”, agradeceu a Secretária Municipal de Educação Claudilene Dornas.