Ceale inicia mais um curso de formação para docência em letramento e alfabetização

Curso começou hoje, dia 14, em Novo Hamburgo – RS

Geral • Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 12:09:00

Nesta quinta-feira, dia 14, teve início mais uma “Formação para docência em letramento e alfabetização”, no município de Novo Hamburgo-RS. O curso é mais uma parceria do Ceale com a Secretaria de Educação da cidade e será ministrado ao longo do ano de 2024. A iniciativa visa o desenvolvimento profissional e o incentivo à formação contínua de professoras e professores alfabetizadores, utilizando como referência os materiais do CEALE que se articulem à temática da formação, as sistematizações de projetos exitosos desenvolvidos e a proposta de ação educativa apresentada no livro “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”, de Magda Soares, 2020.

O projeto é coordenado pelo professor Gilcinei Carvalho, diretor do Ceale, pela professora Daniela Montuani, vice-diretora do Ceale,  e pela professora Isabel Frade. Ele foi elaborado pela equipe do Ceale em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo – RS. A formação será dividida em 6 módulos, com encontros presenciais, além do Seminário Final, e tem como focos de ação:

• a formação de docentes e equipe pedagógica visando a articulação entre teoria e prática pedagógica para o entendimento dos processos de alfabetização e letramento;
  • a promoção de iniciativas educativas (a aprendizagem das crianças, consolidação e criação de procedimentos e recursos metodológicos, enfrentamento dos desafios escolares) em turmas com recorte etário de 6 a 8 anos das escolas públicas.

O curso se baseia na premissa de uma ação coletiva, ao invés de individual, promovendo uma formação integrada em torno das práticas de alfabetização e letramento, com a escola como centro da atividade. Os encontros para discussão dos temas levantados incluirão atividades prévias de leitura, revisão das práticas dos participantes e discussão sobre essas ações, relacionando-as com o conteúdo do livro "Alfaletrar" e outros materiais recomendados.