CEALE inicia mais uma Formação para Docência em Alfabetização e Letramento

Evento da última segunda marcou início do curso na cidade de Caetanópolis-MG


     

Acontece • Quinta-feira, 08 de Junho de 2023, 12:49:00

Na última segunda-feira, dia 05, ocorreu o Seminário de abertura da “Formação para Docência em Alfabetização e Letramento” na cidade de Caetanópolis-MG, uma parceria do CEALE com a Secretaria de Educação do município. O evento teve início com a constituição da mesa que foi composta pelo prefeito da cidade, João Procópio de Almeida Filho, a Secretária Municipal de Educação, Claudilene Teixeira Felix Dornas, a Supervisora de Ensino, Luciana Correa Ferraz, o diretor e a vice-diretora do CEALE, professor Gilcinei Teodoro Carvalho e professora Daniela Montuani.

O prefeito João Procópio foi quem fez a fala de abertura ressaltando a importância da iniciativa como compromisso da sua gestão com a Educação. Em seguida, a Secretária Claudilene Dornas falou sobre como o curso era um grande desejo da Secretaria e uma oportunidade única para uma evolução necessária para os profissionais de educação da cidade de Caetanópolis.

 A Supervisora de Ensino Luciana Ferraz leu uma mensagem para os professores que falava sobre alfabetização e letramento, o aprendizado da leitura e escrita e o papel dos professores alfabetizadores. E fechando as arguições da mesa, o professor Gilcinei Carvalho destacou a parceria e agradeceu a confiança da Prefeitura de Caetanópolis no trabalho do CEALE, reafirmando o compromisso do Centro com a formação dos professores e em realizar o trabalho sempre em diálogo com a Secretaria de Educação do município. 

 

Da esquerda para direita: Luciana Ferraz, Claudilene Dornas, João Procópio Filho, Gilcinei Carvalho e Daniela Montuani

A professora Daniela Montuani, que é a coordenadora pedagógica da formação, fez a apresentação do curso, mostrando como será o formato e a organização. A professora falou sobre a divisão dos módulos, a entrega do material que será utilizado e como será dinâmica da formação. Também foram apresentadas as professoras que ministrarão as aulas, Maria Elisa Grossi e Sulamita Nagem.

Para fechar a noite e marcar o início oficial da formação, o diretor do CEALE e professor Gilcinei Carvalho  realizou a aula inaugural, intitulada “Letramento e alfabetização: a centralidade do texto”. O professor falou sobre variações linguísticas e questionou a própria ideia do que é um texto, fomentando uma discussão sobre como a escrita pode levar a diferentes entendimentos dependendo do canal em que é inserida e levando à reflexão sobre as diferentes formas de escrita que podem fugir à norma padrão, mas que não são necessariamente incorretas por isso. Ele apresentou exemplos práticos e ao final foi aberto um momento para manifestações do público.

 

Secretária Municipal de Educação Claudilene Dornas em seu discurso de abertura

 

Muitas Expectativas

Professoras presentes manifestaram suas expectativas de aprender e evoluir com a formação, principalmente porque algumas delas são iniciantes na alfabetização. Claudilene Dornas, a Secretária Municipal de Educação, falou sobre isso:  “nosso município está carente dessa questão de professores alfabetizadores, de professores formados, e nós passamos por um processo de concurso público, agora em janeiro, muitas professoras novatas, muitos profissionais novatos, tanto na sala de aula como também no atendimento com Pedagogia. (...) Mas é super importante essa questão da alfabetização, porque é preparar o aluno na sua base, é preparar o profissional também para preparar o aluno, então a expectativa é muito, mas muito grande mesmo, não só por parte de nós, da Secretaria Municipal de Educação, mas também de todos os profissionais.”

Claudilene também relembrou que essa é a segunda vez que o CEALE realiza a formação no município, sendo a primeira em 2007/2008, e, segundo a secretária, essa primeira experiência foi um “divisor de águas” para a cidade na questão da aprendizagem sobre alfabetização. O prefeito João Procópio também relembrou a primeira formação e destacou a satisfação de poder repetir a parceria durante sua gestão: “a nossa gestão de 2021/2024 está tendo a oportunidade de oferecer o curso gratuito para a formação dos nossos professores aqui no município. Vários professores têm que se deslocar à capital para fazer um curso e a nossa gestão, com o compromisso e com a responsabilidade de capacitar cada vez mais nossos professores, está trazendo o curso para o município de Caetanópolis.”

Luciana Ferraz, Supervisora de Ensino, ressaltou a importância do curso para o aprendizado das crianças, entendendo que a leitura e a escrita vão muito além da escola, e pontuou o entusiasmo de todos com a formação: “essa participação foi um convite, ninguém é obrigado a estar aqui participando e todos aderiram para poder participar desse evento, então nós estamos com muita garra e determinação.” Rafael Araújo Rocha, atual diretor da Escola Municipal Coronel Caetano Mascarenhas que está participando da formação, também se manifestou suas expectativas: “espero que venha trazer novas ferramentas pedagógicas, para aprimorar nossas ferramentas de trabalhar com alfabetização e letramento , (...) e esperamos  que possamos colocar em prática tudo aquilo que vai ser trabalhado aqui, principalmente quando se trata da metodologia de Magda Soares.”, ressaltou o diretor.

 

O diretor do CEALE, professor Gilcinei Carvalho na aula inaugural

 

Do lado dos formadores, a coordenadora pedagógica do curso e vice-diretora do CEALE, Daniela Montuani, também disse o que espera para o curso: “ O projeto tem como princípio uma ação coletiva e não individual, e tem a escola como unidade privilegiada de ação. Estamos com grande expectativa para essa “Formação em Alfabetização e Letramento” no município de Caetanópolis, pois trabalharemos com grande parte dos profissionais de educação do município, atingindo desde professoras da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, além de coordenadores pedagógicos e assistentes de turma. É uma rica oportunidade de trocas de experiências e alinhamentos em torno de conceitos basilares e metodologias que envolvem o alfabetizar e o letrar. Cada encontro de formação tem sido preparado com muita dedicação, visando uma articulação entre teoria e prática pedagógica.”

 

Vice-diretora do CEALE e coordenadora pedagógica do curso, professora Daniela Montuani mostra material do curso