Cetremec cria sala Magda Soares
Edifício do Centro de Formação foi reinaugurado na segunda-feira, dia 06/05
Geral • Quarta-feira, 08 de Maio de 2024, 12:31:00
O Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do MEC (Cetremec), localizado em Brasília (DF), teve seu edifício reinaugurado na segunda-feira, dia 06, em cerimônia presidida pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. No evento, também foi inaugurada a exposição “Educadores e Educadoras do Brasil”, que tem como objetivo valorizar personagens importantes para a elaboração e estruturação de políticas afirmativas voltadas à educação brasileira. A professora Magda Soares foi uma das homenageadas, que, junto aos demais educadores e educadoras lembrados na exposição, dará nome a um espaço do Cetremec. Além da professora Magda, outro grande nome presente na exposição que também era da Faculdade de Educação da UFMG, é o do professor Luiz Alberto Oliveira Gonçalves.
Foram homenageados 13 grandes nomes da educação brasileira, que em suas trajetórias de vida e produção intelectual deixaram um rico legado para o campo. São eles: Magda Soares, Abdias Nascimento, Alberto Guerreiro Ramos, Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, Fausto da Silva Mandulão, Leila Nunes, Nilo Peçanha, Nísia Floresta, Paulo Freire, Heley Batista e Carlos Drummond de Andrade.
“É uma sensação de alegria muito grande ao ver essas personalidades, esses educadores e educadoras brasileiros, sendo evidenciadas pelo Ministério da Educação. Devemos cada vez mais olhar para dentro do nosso país e dar valor aos professores brasileiros”, afirmou Fátima Freire, filha do patrono da educação brasileira.
Cetremec
Fundado em 1970, o Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec) serviu como um pilar na capacitação dos servidores da Pasta e suas entidades vinculadas por mais de quatro décadas.
Após um período de realocação para o Edifício Anexo do MEC, na Esplanada dos Ministérios, em 2011, o ano de 2024 marca o retorno do Centro a sua sede original na Asa Sul, atendendo a uma antiga reivindicação dos servidores.