Classificados


     

Letra A • Quarta-feira, 20 de Abril de 2016, 18:40:00

Os três haicais foram produzidos por alunos do 3º ano do E. Fundamental de uma escola da rede municipal de Curitiba (PR), após lerem vários haicais, muitos deles espalhados em cartazes pela sala, de Paulo Leminsky, Millôr Fernandes e outros escritores. Textos coletados pela pesquisadora Maria Luciana Scucato Benato (UFPR).

 

“De vez em quando Deus me tira a poesia. / Olho pedra, vejo pedra mesmo.” Os versos de Adélia Prado inspiraram estudantes do 4º ano do E. Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte (MG) a fazerem uma coleção de pedras, que posteriormente inspirou a escrita coletiva do poema acima, em oficina ministrada pela professora Adriane Oliveira e Silva durante sua pesquisa de mestrado pela UFMG.

 

Fábulas produzidas por estudantes do 3º ano do E. Fundamental de uma escola da rede municipal de Curitiba (PR). Cada estudante escolheu a imagem de dois animais para serem os personagens. Antes da escrita, a professora da turma solicitou um roteiro com personagens, tempo, local e conflito que constituiriam a fábula. Textos coletados pela pesquisadora Maria Luciana Scucato Benato (UFPR).

 

Ao propor a realização de brincadeiras com um lençol, a professora Adriane Oliveira e Silva estimulou a reflexão de que a poesia é uma forma de brincar com as palavras. Após várias atividades com o lençol, os participantes da oficina, estudantes do 4º ano do E. Fundamental, escreveram coletivamente o poema ‘Boa brincadeira’.