Classificados


     

Letra A • Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016, 16:38:00

Por Natália Vieira

 

CLASSIFICADOS ONLINE

Nesta edição, o Letra A indica três portais que podem servir como fonte de pesquisa e de sugestões para a elaboração de aulas e atividades.

Alfaletrar – alfaletrar.org.br

Porvir – porvir.org

Portal do Professor – portaldoprofessor.mec.gov.br

 

Alfaletrar

Projeto coordenado por Magda Soares na rede municipal de Lagoa Santa ganha plataforma online

Lançado recentemente, o site Alfaletrar é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Os conteúdos da plataforma são embasados nas ações que a professora Magda Soares realiza no programa de formação de professores que coordena em Lagoa Santa (MG), em parceria com a rede de ensino do município. Após a criação do Núcleo de Alfabetização e Letramento, em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município, que era de 4.5 em 2007, saltou para 6.2 em 2015, “acima da meta prevista”, afirma o coordenador de desenvolvimento de pesquisas do Cenpec, Antônio Augusto Gomes Batista.  

Tendo essa iniciativa como referência, Antônio Augusto explica que “o objetivo da Plataforma Alfaletrar é contribuir com o desenvolvimento profissional de professores e gestores, a partir de vídeos, infográficos, fotos, textos e mediação em cursos online, com teoria e prática sobre a alfabetização e o letramento de crianças”. Os cursos online ainda não estão disponíveis, mas já há a seção na plataforma com reflexões, sugestões de leitura, atividades e jogos sobre alfabetização e letramento.

O Núcleo, que inspirou a criação da plataforma, é composto por uma professora representante de cada escola, técnicas da Secretaria e coordenado por Magda Soares, e se reúne semanalmente para discutir práticas e teorias de alfabetização e letramento. Após os encontros, cada professora representante “realiza reuniões em sua escola, multiplicando o conhecimento para outras docentes”, explica Antônio Augusto. O Núcleo elaborou também um currículo de língua portuguesa para a rede com metas de aprendizagem baseadas em diagnósticos feitos pelas professoras. “Para acompanhar o cumprimento de cada meta, o Núcleo promove diagnósticos da aprendizagem, três vezes ao ano”, completa Antônio Augusto. Em breve, toda essa metodologia do projeto estará disponível no portal para os municípios, na seção ‘Alfaletrar em sua Rede’.

 

Porvir

Portal tem como objetivo inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira

“Responder às demandas do mundo contemporâneo e às especificidades do aluno do século 21”: assim o Porvir apresenta seus objetivos. Iniciativa do Instituto Inspirare, o site foi lançado em 2011 com a proposta de mapear, produzir, difundir e compartilhar “referências sobre inovações educacionais”, em explicação sobre o site. O conteúdo do site é produzido por jornalistas e conta com a ajuda das “antenas”, colaboradores voluntários que enviam dicas – avaliadas e apuradas pela equipe do site para a produção de matérias. Para ser “antena”, é necessário entrar em contato com a equipe do site pelo e-mail antena@porvir.org.

No Porvir, há matérias diárias (na seção ‘Inovações em Educação’) e dicas de ferramentas e metodologias para práticas pedagógicas (‘Como Inovar’), sempre com foco em inovações na educação, no Brasil e no mundo. Entre as dicas, há relatos de educadores publicados no ‘Diário de Inovações’. Já a seção ‘Projetos Especiais’ tem guias temáticos sobre tendências na educação, vídeos de encontros promovidos pelo Porvir e outros conteúdos especiais.

Também há o ‘Glossário’, que explica conceitos para compreender as tendências divulgadas pelo site, a seção ‘Saiu na Mídia’, com resumos de matérias e artigos publicados por veículos de comunicação e ainda programação de eventos de educação. A equipe do portal escreve também artigos de opinião para o blog do site.

 

Portal do Professor

Iniciativa governamental estimula compartilhamento de ideias entre milhares de professores no país

Lançado em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia - atualmente MCTIC -, o Portal do Professor é uma iniciativa que busca “apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica”, segundo descrição do site. No Portal, há um banco de mais de 15 mil sugestões de aula, o Jornal do Professor, diversos materiais multimídia, informações sobre cursos e materiais de estudo para os professores, fóruns abertos de discussão e sugestões de sites educativos.

Para participar dos fóruns de discussão e sugerir aulas, é preciso que os professores se inscrevam e façam login no Portal. Há aulas disponíveis de todas as disciplinas, da Educação Infantil à EJA, e é possível realizar uma busca no banco segmento de ensino, por disciplina e outros filtros. Em sua pesquisa sobre formação de leitores-consumidores críticos nas escolas, o doutor em Educação pela UFMG Jônio Bethônico fez um levantamento e uma análise de atividades disponíveis no Portal do Professor, pensando de que forma elas “contribuíam (ou não) para o desenvolvimento do ‘letramento em marketing’ dos alunos, focalizando principalmente a disciplina de Língua Portuguesa”.

Ele concluiu que, embora tenham sido identificadas várias lacunas em dezenas de sugestões de aula, a análise também encontrou em diversas ocasiões “importantes contribuições para essa formação das crianças e dos jovens”. Para Jônio, iniciativas como o Portal do Professor “podem, sim, auxiliar os docentes a partir do momento em que (potencialmente) viabilizam o acesso a outros materiais e abordagens diversificados e fazem circular propostas inovadoras sugeridas por professores de todo o País”, defende.