Construindo uma experiência sonora

O uso educativo do podcast no ambiente escolar estimula a imaginação e o poder criativo da criança, além de desenvolver habilidades do ciclo de alfabetização


     

Letra A • Terça-feira, 01 de Março de 2022, 21:41:00

 
Por Isabella Lino
 
Na busca por inovar dentro da sala de aula e explorar novas metodologias pedagógicas no ciclo de alfabetização, a professora Camila Chiara, junto aos alunos do 2º ano E da Unidade Municipal Emília Maria Reis, da cidade de Santos (SP), no ano de 2019, foi responsável por desenvolver o Arco-íris de Aprender, um podcast que aborda temáticas literárias e culturais variadas, além de compartilhar informações e aprendizados da turma. Segundo a professora, o projeto tinha como objetivo principal aproximar os alunos de situações reais de uso da língua e ensiná-los a utilizar os meios digitais de forma responsável e consciente.
 
O podcast é um arquivo de áudio em formato digital, transmitido pela internet, que pode ser acessado por diversos aparelhos. Esse gênero tornou-se popular na última década por ser um formato eficaz, barato e acessível de comunicação e propagação de conteúdos variados. Para Camila, o podcast possui um grande potencial pedagógico a ser explorado dentro do ambiente escolar, pois seu uso e produção permitem articular os conteúdos aprendidos em sala de aula de maneira lúdica, além de estimular a capacidade cognitiva dos alunos e de explorar a oralidade. 
 
Escutar para criar e aprender
 
A escuta de conteúdos em forma de áudio, segundo Mariana Piza, criadora do podcast infantil Programa Maritaca, estimula a imaginação e a criatividade da criança. Isso ocorre porque, sem o suporte de elementos visuais, como é o caso dos arquivos em vídeo, a criança é impulsionada a buscar e utilizar o conjunto de imagens mentais próprias para dar sentido à narrativa. "Se elas estão escutando uma história, você pode perceber que elas ficam com o olho meio parado, indo para dentro delas, para dentro do conjunto de imagens que moram dentro delas. Isso é o mais lindo!", relata.
 
Ouvir podcast também é uma ótima forma de ampliar o vocabulário da criança, acrescenta Carol Camanho, criadora do canal Era Uma Vez Um Podcast. Além disso, alguns programas de áudio de qualidade destinados ao público infantil proporcionam aos ouvintes uma formação cultural e ética, por meio de músicas, histórias e depoimentos. Mariana destaca essa função como um dos maiores propósitos do Maritaca: "Eu tento às vezes procurar músicas do mundo todo para criança, buscar o que o Japão está ouvindo, o que as crianças chinesas escutam quando falam da Chapeuzinho", exemplifica. 
 
Para Camila, a realização de sessões de escuta de episódios de podcast variados em sala de aula, antes do início do processo de criação de um programa autoral, é essencial para que o aluno se familiarize com o formato, bem como compreenda a proposta da atividade ou projeto. "Eles ouviram o podcast mais conhecido, que chama "Coisa de Criança", um podcast muito caprichado. Eles amavam esse podcast e eles gostavam da forma como as temáticas vinham. Eles falavam: Nossa, esse podcast fala disso e o nosso? Vai falar do quê?", conta a professora.
 
Hora de soltar a voz: os caminhos para a construção de um podcast
 
A produção de um programa de conteúdo de áudio instiga a autonomia, o protagonismo e o poder argumentativo dos alunos, pois permite que as crianças participem, de forma ativa, de todas as etapas de desenvolvimento e atuem como criadoras de conhecimento e dispersoras de informação. Para realizar uma atividade pedagógica com o uso do podcast, é necessário o emprego de poucos recursos e a produção pode ser realizada de forma colaborativa e simples.
 
A primeira etapa para a construção de um podcast, segundo a professora Camila Chiara, consiste na definição dos temas e conteúdos que serão abordados nos episódios. O planejamento do que se pretende ser comunicado e a delimitação dos assuntos a serem explorados pelos alunos ao longo da atividade pedagógica são fundamentais para o direcionamento do trabalho na sala de aula. Para o desenvolvimento do Arco-íris de Aprender, os alunos, com a mediação da professora, levantaram os seus assuntos de interesse, como músicas e poetas favoritos, e, posteriormente, "decidiram as temáticas juntos por meio de uma votação", acrescenta Camila. 
 
Após a definição do tema, a professora separou as crianças em grupos, sendo cada um responsável por uma temática específica. Assim, em conjunto, os alunos passaram a escrever o que eles pretendiam comunicar no Arco-íris de Aprender, para desenvolver os roteiros para a gravação. O objetivo dessa etapa é fazer com que o aluno exercite a prática de organizar e expressar os seus pensamentos por meio da escrita, bem como aprender a articular os diferentes vocabulários presentes no discurso oral em forma de texto. Camila ressalta a importância da orientação do professor durante o período de produção escrita, pois "no processo de alfabetização, quando as crianças querem produzir um texto, elas usam estratégias da oralidade e no podcast a oralidade é forte, mas ela precisa ser planejada. É preciso organizar como eu vou dizer o que eu quero dizer da melhor forma", pondera.
 
Ao longo do processo de escrita e durante os ensaios, é importante que os alunos realizem a leitura dos textos para as demais crianças da turma, para que elas opinem sobre o que foi abordado e apontem o que deve ser melhorado na questão da pronúncia e da velocidade do que está sendo dito. Segundo Camila, esse método de leitura em público, com ajuda e aprendizado mútuo entre os alunos, contribuiu de forma significativa para o aprimoramento da capacidade leitora das crianças, bem como para o processo de alfabetização. "Tem alunos que começaram o projeto Arco-íris de Aprender lendo com uma certa fluência muito primária e saíram do projeto com uma fluência muito boa, porque eles estavam em uma situação real do uso da leitura: ler em voz alta para os amigos também ouvirem." Além disso, nessa etapa, o professor consegue identificar e trabalhar as dificuldades de decodificação e pronúncia de palavras que os alunos podem apresentar.
 
A gravação das locuções pode ser realizada por meio do microfone do aparelho celular, sem a necessidade do emprego de recursos profissionais, afirma Camila. Nessa etapa, é importante que o professor procure realizar as gravações em um ambiente tranquilo que permita a captação do som com qualidade, sem a presença de fortes ruídos ou interferências. Segundo Carol Camanho, criadora do programa infantil Era Uma Vez Um Podcast, o cuidado com a acústica durante o período de gravação é essencial para que não seja necessário fazer edições complexas que busquem aprimorar a qualidade do áudio.
 
Existem diversas opções de aplicativos e programas gratuitos para a gravação e a edição dos episódios do podcast. Uma das alternativas para a produção dos arquivos em áudio é a utilização do Anchor, um aplicativo acessível e de fácil entendimento que possibilita a organização das locuções, a inserção de música e a realização de cortes pontuais. O Anchor também serve para hospedar os episódios do podcast criado, para que o acesso seja facilitado. Outra possibilidade é a utilização do software livre Audacity, que permite a gravação, a edição e a mixagem de arquivos em formato de áudio. 
 
Desafios 
 
Segundo a professora Camila Chiara, os fatores que mais dificultam a produção e o uso pedagógico do podcast em sala de aula são a falta de acesso à internet e a ausência de equipamentos disponíveis, como computadores e celulares, nas escolas de redes públicas de ensino no Brasil. Nesse sentido, muitas vezes a realização de atividades que envolvam o uso das tecnologias digitais só é possível caso o educador utilize planos de internet, ferramentas e aparelhos próprios. "Eu, por exemplo, usei para tudo o meu plano de dados, meu celular, meus recursos", relata Camila.
 
Para Mariana Piza, outro desafio inicial que pode ser encontrado no processo de criação de um canal de conteúdos em forma de áudio é a falta de domínio das ferramentas de edição no início. A execução de tarefas técnicas, como, por exemplo, a mesclagem dos sons, a limpeza de ruídos e a ordenação dos áudios, exige habilidades e conhecimentos específicos que os professores, em sua grande maioria, não possuem. Uma solução acessível para esse problema são os tutoriais em vídeo disponíveis na internet que ensinam, de maneira detalhada, como utilizar os aplicativos e os softwares de edição. "Pode ser tudo encontrado e aprendido. Tem vários tutoriais na internet que ajudam", complementa Camila.
 
Se liga na dica
 
O vídeo do canal "Me ajuda, Nick" ensina de forma detalhada como gravar, editar e publicar um podcast pelo celular, utilizando somente o aplicativo Anchor, além de dar dicas relacionadas ao posicionamento do microfone e sobre como melhorar a acústica do ambiente durante as gravações.
 
Já o vídeo do canal "A Fórmula do Podcast" explica de maneira didática todas as etapas que envolvem a produção de um podcast por meio do computador, desde o processo de criação de um canal na plataforma Anchor até o método de ordenação e mesclagem dos áudios.