Conversas do NEPCED/CEALE recebe Roger Chartier para debate sobre cultura escrita digital
Historiador francês participou de encontro com pós-graduandos e membros de núcleos de pesquisa
Geral • Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024, 01:22:00
Na última quinta-feira, 26 de setembro, o historiador francês Roger Chartier foi o convidado especial do evento "Conversas do NEPCED/CEALE", organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED), que integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). O evento, direcionado a pós-graduandos e membros do NEPECED, bem como dos grupos Cultura Escrita da FaE/UFMG e do Grupo de pesquisa em alfabetização/GPA, teve como foco as mudanças nas práticas de leitura e escrita no contexto digital.
Durante sua participação, Chartier trouxe reflexões sobre a transição da escrita manuscrita e impressa para o digital, e analisou o impacto dessa mudança a partir de uma perspectiva histórica e sociológica. Ele também discutiu a continuidade e as transformações dessas práticas, e pontuou como o ambiente digital altera o modo como nos relacionamos com a leitura e a escrita.
A coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED/CEALE/UFMG), Mônica Araújo, trouxe a tona a necessidade de diferenciar os tipos de cultura escrita, principalmente com a era digital que mescla diferentes estilos, e perguntou ao historiador sobre como definir o atual termo “cultura escrita digital”. Chartier responde:
“Há segmentos que definem (a cultura escrita digital), (sendo um deles) o uso da mesma ferramenta para escrever e ler, (...) também havendo uma separação entre o conteúdo textual e o suporte material. (...)”
O encontro também explorou os desafios enfrentados na formação de professores em tempos de cultura digital, um dos eixos de estudo do NEPCED. A presença de Chartier abordou as perspectivas sobre o impacto das tecnologias digitais na educação e nas práticas culturais contemporâneas.
“Analisar os critérios de veracidade, autenticidade dos enunciadores no mundo digital, é feito a partir da participação na mesma rede de comunicação. (...) Realizada pela análise de sentimentos e medos de um enunciador, que agora é necessária várias fontes dentro desse meio para garantia do pensamento crítico.” Disse Chartier em resposta a uma pesquisadora presente no evento.
A visita do professor emérito do Collège de France à capital mineira é derivada da série de atividades abertas realizadas pela UFMG para a discussão de temas literários dentro da era digital, repercutindo os desafios enfrentados por professores, pesquisadores e especialistas na área dentro desse cenário tecnológico.