Desafios da formação


     

Letra A • Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, 15:59:00

Por Eliza Dinah

A inclusão da Matemática no Pacto foi um alívio para muitos dos professores, já que a disciplina sempre foi vista como um dos grandes desafios do ciclo de alfabetização. A supervisora Heloisa Borges observa que os conhecimentos prévios dos docentes eram mais ligados à aplicação de técnicas, sem uma compreensão clara dos princípios matemáticos. “O professor sabe fazer uma divisão, sabe que tem que colocar o traço de tal forma e que começa a divisão da esquerda para direita, diferente das outras operações. Então, eles sabiam dessa técnica, mas não entendiam por que é feito assim”, relata. A supervisora Luciana Tenuta também chama a atenção para o fato de que as dificuldades dos professores vêm da formação inicial, e muitas vezes até de seu tempo como estudantes. “Espaço e forma, por exemplo, é um conteúdo em que o professor de Ensino Fundamental I, em geral, tem uma dificuldade muito grande, até um certo receio. Muitas vezes isso se deve a uma experiência ruim que tiveram enquanto estudantes, ou porque não estudaram nada de Geometria na escola”, afirma Luciana.

Para superar esses obstáculos, os jogos e as brincadeiras se tornaram peças-chave da formação. Mas, segundo Luciana Tenuta, foi preciso consolidar a noção de que é indispensável o embasamento teórico que fundamenta cada atividade. “Nós víamos que havia muito o ato de fazer o jogo só pelo jogo, o lúdico só pelo lúdico, numa tentativa de fazer a Matemática ser gostosa e agradável”, observa. “Mas isso tem de ser uma consequência de um trabalho consistente com a Matemática”, completa. Assim, o jogo passou a ser uma ferramenta aliada do conteúdo teórico. “O aluno, à medida que joga na tentativa de ganhar, tem que ativar o pensamento para tentar resolver aquela situação que é nova pra ele’’, explica Luciana.

 


Continue lendo:

Um novo olhar sobre a Matemática

A Matemática de “cara nova”

Trilhando caminhos interdisciplinares

Sispacto: monitoramento e diálogo

Partindo do diagnóstico e das diferenças