Dicionário da Alfabetização: Alfabetização Matemática

Por Regina Célia Grando – Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos

Letra A • Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015, 18:39:00

As pessoas vivenciam a matemática em suas experiências cotidianas, entretanto, não de forma sistemática, com uma linguagem própria da matemática. Torna-se necessário que a escola dê conta de um processo de alfabetização matemática a fim de dar acesso, estender, ampliar e aprofundar os conhecimentos matemáticos construídos e mobilizados pelos estudantes em suas experiências, tornando-os disponíveis na resolução de situações-problema dentro e fora da escola. O processo de alfabetização matemática prevê capitalizar ideias intuitivas dos estudantes, presentes nas experiências matemáticas que são vivenciadas social e culturalmente, a fim de explorar uma leitura matemática de mundo relativa aos vários campos do conhecimento matemático (aritmética, geometria, álgebra, tratamento da informação).

Para Ocsana Danyluk, uma das primeiras autoras a usar esse termo no Brasil, a alfabetização matemática se refere à ação de aprender a ler e a escrever a linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. Essa ideia está associada ao princípio da alfabetização em língua materna, ocorrida na escola no chamado ciclo de alfabetização. Compreende-se a matemática com sua linguagem própria que pode ser aprendida na escola para interpretar, ler e escrever matematicamente.

Ole Skovsmose, pesquisador e teórico da Educação Matemática Crítica, entende a alfabetização matemática em uma perspectiva mais ampla. Apoiando-se nas ideias de Paulo Freire sobre alfabetização enquanto uma capacidade de escrita e leitura de mundo, o autor interpreta a alfabetização matemática como a capacidade de se interpretar um mundo estruturado por números e figuras, bem como a capacidade de se atuar nesse mundo. Skovsmose usa o termo matemacia como sinônimo para alfabetização matemática. Nessa perspectiva, a alfabetização matemática não é restrita ao contexto escolar, mas a uma leitura matemática de mundo que possibilite ao indivíduo interpretar os fenômenos sociopolíticos e uma escrita matemática que promova mudanças.