Dicionário da alfabetização: Emoticon
Letra A 57
Letra A • Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023, 14:11:00
Emoticon é um termo em inglês, formado pela junção de emotion+icon, significando ícones de emoção. O emoticon é usado atualmente em vários ambientes e gêneros textuais digitais, como redes sociais, aplicativos de conversas instantâneas, chats, memes para expressar o estado psicológico ou emotivo de quem usa através da reprodução de linguagem corporal, contato visual, tom de voz e outras características. Os primeiros emoticons eram feitos a partir da combinação de caracteres para a representação de uma expressão facial. O uso deliberado dos emoticons evoluiu para a criação do emoji. Desse modo, os emoticons e os emojis podem ser agrupados como smileys, sendo que o emoticon simbólico se constitui por caracteres do teclado do computador ou celular, como :-), e o emoticon gráfico (emoji ou ícone) representa imageticamente uma face com expressões ☺. Apesar de não ser o único elemento a condicionar o processo interpretativo, o emoji impacta mais no humor do expectador pela variedade de ícones e por retratarem o rosto mais realisticamente. Storto (2011) pontua que os emoticons são recursos da comunicação virtual, que não somente enfeitam a mensagem, mas funcionam como uma manifestação linguística de interação entre leitor e texto. Os emoticons acompanham, complementam e substituem a linguagem escrita, além de imprimir carga afetiva no sentido da mensagem. Além de representar nuances emocionais e de personalidade, os emoticons são projetados para transmitir clareza de intenção e emoção de forma eficiente, direta e transparente. Aldunate & González-Ibáñez (2017) apresentam estudos na área de neurociência que mostram que regiões específicas do cérebro envolvidas no processamento emocional também são ativadas quando pessoas são expostas a emoticons na comunicação mediada por computador (CMC). Porém, há poucas evidências sobre as dimensões cognitivas e cerebrais de como esses emoticons são processados na comunicação humana.
Renata A. F. Mendes – Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG. Graduada em Letras, Licenciatura em Inglês e em Alemão e Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.