Dicionário da Alfabetização: Letramento Familiar

Letra A 54

Letra A • Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021, 17:59:00

Termo que engloba os usos sociais da escrita, empreendidos na amplitude das relações familiares. A dimensão desses usos tem origem na ecologia da escrita, nos diferentes ambientes da família que significam e materializam tais usos em relações de sentido. Olhar de modo minucioso para as particularidades dessa relação nos convida a refletir sobre especificidades do letramento familiar.

Nesse universo, o interesse pela leitura tende a ser descoberto pela criança no contato regular com os adultos e com a sua linguagem, que vai incitando a criança a receber os estímulos e sinais advindos da interação e a ressignificar suas descobertas acerca dos objetos de leitura. A criança vai respondendo de modo ativo às expectativas dos adultos e começa a construir hipóteses por meio de sua linguagem e das trocas intersubjetivas que lhe permitem tal apropriação.

Em alguns entornos familiares, é comum que os pais acompanhem a trajetória escolar dos filhos. Isso se vê, claramente, na postura que certos pais assumem quando o filho está com dificuldades na escola, por exemplo. Muitos deles se prontificam a ler os mesmos livros que os filhos, ampliam as atividades propostas pela professora, sentam e contam histórias, a fim de auxiliá-los na compreensão e interpretação de textos; enfim, tais eventos de letramento e práticas de socialização familiar parecem repercutir no modo como os sujeitos refletem sobre os diferentes usos da escrita.

Vale considerar que a leitura e a escrita, tomadas sob a perspectiva do letramento familiar, letramento ideológico, compreendem um processo que, dentre outras particularidades, busca relacionar o conhecimento trazido por cada indivíduo com o conhecimento novo adquirido na família, na escola ou em outras situações sociocomunicativas em que se aprende a ler a palavra mundo. Os processos de leitura e escrita começariam a desenvolver-se a partir dessa interação. Reafirmamos, desse modo, a importância da leitura como prática cultural, adquirida nos meios familiar e social mais amplo aos quais o indivíduo pertence.

Anderson Jair Goulart – Professor Doutor em Linguística com atuação na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim.