Dicionário da Alfabetização: Recursos Pedagógicos

Cláudia Starling - Professora da Faculdade de Educação da UFMG

Letra A • Quarta-feira, 27 de Julho de 2016, 10:55:00

Conceituar recursos pedagógicos implica, primeiramente, considerá-los como produções culturais criadas pela humanidade ao longo do tempo. A maneira como eles são selecionados e utilizados no contexto escolar vincula-se a uma determinada visão de educação e de sociedade que se pretende construir.

Os recursos pedagógicos podem ser de naturezas distintas: aqueles originalmente pensados como recursos para a escola e aqueles que estão disponíveis socialmente e que são utilizados para os processos de ensino e aprendizagem. Coexistem na sala de aula uma infinidade de recursos que têm ligação específica com o contexto escolar: giz,  quadro, caderno, material dourado etc. Mas há também aqueles que foram criados pela humanidade para diferentes fins e que estão disponíveis na sociedade, como o livro de literatura, o computador, o jornal, o filme, entre outros.

Para que os recursos pedagógicos cheguem à sala de aula, é importante levar em consideração o contexto histórico e os objetivos para os quais foram produzidos. Ao selecionar o recurso e a forma como ele será utilizado, o professor faz escolhas teóricas, pois o ato de planejar está em consonância com os objetivos educacionais que se pretende alcançar.

Em uma perspectiva tradicional, os recursos pedagógicos são considerados como meros instrumentos que auxiliam o professor a transmitir o conhecimento, descontextualizados do contexto social e caracterizados com uma suposta neutralidade dos objetos e de seus usos. Entretanto, em uma abordagem sociocultural, os recursos pedagógicos selecionados e utilizados em sala podem propiciar a criação de interações mais horizontais, possibilitando ao aluno manipular, explorar, investigar e ter acesso às diferentes linguagens, promovendo no contexto escolar novas formas de ensinar e de aprender.