Dicionário de Alfabetização: Neologismo

Por Aderlande Pereira Ferraz | Letra A 51


     

Letra A • Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018, 15:15:00

 

Toda língua em uso sofre variações e mudanças em todos os seus constituintes. Disso resultam, no que concerne ao léxico, duas ocorrências facilmente observáveis: a obsolescência de palavras que caem em desuso e o surgimento de novas unidades lexicais, os neologismos. Desse modo, o processo linguístico que consiste em produzir formas e significados inéditos no léxico de uma língua recebe a designação de neologia, e o produto resultante desse processo de criação lexical é o neologismo. A neologia se manifesta basicamente por três mecanismos:

O neologismo formal, em que a unidade léxica foi criada a partir dos padrões de formação e estruturação lexicais disponíveis na língua, no nível morfológico, sintático ou fonológico, como em treineiro (candidato que faz o vestibular como um treino, geralmente por não possuir o título necessário para ingressar na faculdade); o neologismo semântico, em que a forma lexical já existentese apresenta com uma significação diferente da atestada, como em fixo (tipo de telefonia oferecido por uma operadora de serviços telefônicos); e o neologismo por empréstimo, em que um estrangeirismo lexical é adotado na língua em uso, como se vê em frostfree (tecnologia para manter, no refrigerador, a unidade de congelamento sem camadas de gelo).

A frequência de uso dos neologismos faz com que, gradativamente, a sensação de novidade lexical vá se perdendo até que, naturalmente, as unidades neológicas passam a integrar o conjunto das palavras memorizadas e de distribuição regular entre os usuários da língua. Em decorrência desse fato, os neologismos são recolhidos em repertórios lexicográficos, isto é, registrados em dicionários de língua, o que sanciona de vez a sua ‘desneologização’.

 

Aderlande Pereira Ferraz – professor da Faculdade de Letras da UFMG e coordenador do projeto de pesquisa Observatório de neologia em textos publicitários: aplicação ao desenvolvimento da competência lexical.