Diretoria do Ceale e Bolsistas do LAL visitam 13ª Edição da Exposição Paralfaletrar em Lagoa Santa

Geral • Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024, 10:39:00

Na última terça-feira (17/09), a Diretoria do Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita) e bolsistas do Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL) visitaram a 13ª edição da exposição Paralfaletrar, em Lagoa Santa. O evento, que segue aberto até o próximo sábado (21), destaca os recursos metodológicos desenvolvidos por educadores da rede municipal, com foco na alfabetização e letramento inicial das crianças.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, com a participação do diretor do Ceale, professor Gilcinei Carvalho, que compôs a mesa ao lado da secretária de Educação de Lagoa Santa, Mila Alves Resende, e da coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Janair Cassiano. Também estiveram presentes a técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Edijane Pereira de Andrade e Magna do Carmo Silva, pró-reitora de Graduação da UFPE e integrante do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem).

A exposição ocorre no auditório da Escola Municipal Professora Claudomira. A mostra apresenta práticas pedagógicas e materiais didáticos desenvolvidos pelos professores da rede municipal de Lagoa Santa, em parceria com o projeto Alfaletrar.

O projeto teve início com a criação do Núcleo de Alfabetização e Letramento, liderado pela professora emérita da UFMG Magda Soares. O núcleo, que realiza reuniões semanais com professoras de diferentes escolas da rede, tem como objetivo refletir sobre práticas de ensino e construir um currículo unificado para o município, abrangendo desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A professora Daniela Montuani, vice-diretora do Ceale, também participou da visita, junto aos bolsistas do LAL, para acompanhar e contemplar as iniciativas propostas na mostra.